Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança guia com orientações sobre acessibilidade para ações educativas


21/09/2021

Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência

Compartilhar:

O Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência acaba de lançar o Guia de Acessibilidade para as Ações Educativas da Fiocruz, que tem o objetivo de subsidiar as unidades técnico-científicas da instituição na implementação de uma política interna de promoção da acessibilidade em seus cursos e iniciativas de educação. Trata-se de um importante instrumento para se alcançar a inclusão, preconizada na tese 11 do VIII Congresso Interno da Fiocruz, realizado em 2017 e que representa a maior instância de deliberação da Fundação.

O lançamento do guia ocorreu durante o 5º Encontro do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, realizado no dia 21 de setembro de 2021, de forma virtual, com o tema Trajetórias inclusivas?! O que pessoas com deficiência têm a dizer sobre educação.

O guia traz orientações referentes à legislação e às normas vigentes sobre acessibilidade e um glossário inclusivo, elaborado com base na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e em outros referenciais de acessibilidade. Também apresenta orientações a serem contempladas nos editais, na adequação arquitetônica, de mobiliários, de sinalização, no material didático, sobre a disponibilização de recursos de tecnologia assistiva, bem como para a eliminação de barreiras, a fim de garantir a todos os discentes o pleno acesso às ações educativas da Fiocruz, com autonomia e segurança. 

Acesse o Guia:

>> Versão em PDF

>> Versão em linguagem simples (leitura fácil)

Em breve, o guia será disponibilizado também em videolibras.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar