Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz apresentou experiências e iniciativas em webinário da OMS


19/11/2020

Por: Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Compartilhar:

Profissionais do Instituto Nacional de Controlde de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) participaram do 7º Webinário dos Laboratórios de Controle de Qualidade de Medicamentos da Organização Mundial de Saúde (OMS) (https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/), intitulado “Os laboratórios em um ambiente farmacêutico em constante transformação”, de 10 a 12 de novembro. O evento teve caráter mundial e foi organizado pela Unidade de Regulação e Segurança da OMS, por meio de sua equipe de Redes e Serviços Laboratoriais.

O objetivo do webinário foi contribuir para o trabalho em rede dos laboratórios de controle de qualidade de medicamentos que que estão envolvidos no processo de pré-qualificação da OMS. Estes laboratórios testam e verificam se o produto farmacêutico acabado (medicamento) atende aos padrões de Boas Práticas de Fabricação e outras normas globais de qualidade e segurança estipuladas pela OMS. 

A primeira participação do INCQS foi no dia 10 pela manhã, na sessão Ambientes em transformação e a necessidade do networking e do trabalho compartilhado, com o tema O sistema Harpya do Brasil – coordenação de laboratórios locais. A apresentação foi feita por Adalberto Lamim, do Serviço de Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto, e por Nélio Aquino, da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Na sessão seguinte, intitulada Pandemia de Covid-19: Como os laboratórios estavam preparados?. A Vice-diretora de Vigilância Sanitária, Célia Romão e Leonardo Lopes, Ana Barros, Lauro Laurentino e Adriana Sant'Ana, do Departamento de Química (DQ) abordaram o monitoramento e combate à Covid-19 no Brasil , com ênfase no controle da qualidade de produtos à base de álcool etílico na forma de gel. Além deles, apresentaram-se nessa sessão, profissionais da África do Sul, China e Croácia.

Já a exposição sobre Nitrosaminas em medicamentos: experiências na bancada se deu na sessão Novos desafios trazidos pelo ambiente em constante mudança, no dia 11, da qual também participaram representantes da Direção Europeia para a Qualidade dos Medicamentos e Cuidados de Saúde (EDQM) e da Farmacopeia dos Estados Unidos (USP). A apresentação foi feita pela chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do INCQS, Mychelle Alves Monteiro.

Além das apresentações, o Instituto ainda teve um representante que participou da organização do evento e como apresentador e coordenador das sessões do segundo dia do evento, a convite da OMS: o coordenador de Núcleo Técnico de Medicamentos (NT MED) Thiago Novotny.

Para mais informações sobre o evento, visite o site da OMS BR.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar