Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Anvisa visita INCQS para discutir Projeto Harpya


22/03/2019

Por: Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Compartilhar:

Representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) visitaram o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) no dia 26 de fevereiro, para dar continuidade à parceria no Projeto Harpya, o Sistema de Gerenciamento de Amostras Laboratoriais utilizado para gerir as amostras dos produtos submetidos à Vigilância Sanitária em todo o país.

O coordenador da equipe de Desenvolvimento de Sistemas do INCQS, Adalberto Lamim, contou que o projeto inicial foi finalizado e que foi apresentado um novo projeto que se encontra em avaliação na Anvisa. O objetivo do encontro foi discutir alguns pontos de interesse do INCQS e da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública /Anvisa como por exemplo, a formalização do Comitê Gestor Nacional do Harpya, inclusão dos laboratórios da rede REBLAS e privados no Harpya e alternativas para dar sequência ao Harpya no futuro. “A continuidade e aperfeiçoamento do Harpya são fundamentais, pois neste sistema são gerenciadas as informações das análises, tais quais a chegada das amostras, seu cadastro no sistema e a emissão dos laudos analíticos”, esclareceu.

Participaram do encontro, por parte do INCQS, além de Adalberto, o diretor Antonio Eugenio de Almeida; a vice-diretora de Vigilância Sanitária, Célia Romão; o chefe do Serviço de Gestão da Tecnologia da Informação (SGTI), Jorge Nundes; o coordenador dos Núcleos Técnicos (NTs), Eduardo Netto; e o responsável pela Assistência de Projetos Institucionais, Eduardo Arruda.

Já os profissionais da Anvisa foram os especialistas em Regulação e Vigilância Sanitária Nélio César de Aquino, Julierme Gonçalves da Silva e Fernanda Smidt Lara Resende, todos da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas).

Projeto Harpya

O Projeto Harpya é o Sistema de Gerenciamento de Amostras Laboratoriais de Vigilância Sanitária, desenvolvido no INCQS, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD/ Anvisa. É utilizado em todo o país, estando implantado atualmente em 52 laboratórios públicos oficiais da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária.

Por meio dele podem ser acessados dados relevantes sobre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), os catálogos nacionais e relatórios da Anvisa, dentre outras coisas. Além da oferta de informações, o Harpya permite a governança e o monitoramento das mesmas, com dados como o fluxo das demandas nacionais, média de atendimentos, categorias das solicitações, desempenho dos laboratórios, indicadores de risco sanitário, subsídio para desenvolver ações de vigilância sanitária etc.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar