Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Laboratório de Alimentos e Saneantes do INCQS obtém acreditação pelo Inmetro


24/09/2020

Por: Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

Compartilhar:

O Setor de Alimentos do Laboratório de Alimentos e Saneantes do Departamento de Microbiologia (DM) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), recebeu na última semana a formalização da acreditação nos ensaios de proficiência microbiológicos, da Coordenação Geral de Acreditação - Cgcre do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Neste mesmo documento, a Cgre aprovou a manutenção da acreditação dos ensaios de Resíduos de Agrotóxicos e de Micotoxinas, ambos do Laboratório de Alimentos (DQ).

Iniciada em 2019, a acreditação para ensaios de proficiência em microbiologia de alimentos foi finalizada agora neste segundo semestre de 2020. Com esse reconhecimento, o laboratório atende aos requisitos da norma ABNT NBR 17043 necessários para realizar suas atividades com confiança.

Desde 2002, o INCQS mantém o Programa de Ensaios de Proficiência em Produtos Sujeitos ao Regime de Vigilância Sanitária (PEP/ INCQS), ofertando esse serviço nas áreas de agrotóxicos, micotoxinas, microbiologia de alimentos, dentre outros.

Os Ensaios de Proficiência (EP) são estudos interlaboratoriais utilizados como ferramentas de avaliação externa e demonstração da confiabilidade dos resultados analíticos laboratoriais. Servem para identificar falhas e possibilitar a tomada de ações corretivas ou preventivas.

De acordo com Marcus de la Cruz, coordenador técnico do PEP/ INCQS, em relação a este programa, foram acreditados três tipos de ensaios: contagem de estafilococos coagulase positiva em frango, leite, queijo, chocolate, arroz e ovo; contagem de Bacillus cereus em leite e arroz; e pesquisa de Salmonella spp em frango, leite, queijo, chocolate, arroz e ovo.

Silvia Maria dos Reis Lopes, chefe do Setor de Alimentos, explica que a produção de itens de ensaio para EP começou em 2010, quando foi a primeira rodada e até 2019 já foram realizadas 36 rodadas com a participação da maioria dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) além de laboratórios municipais e privados.

"A acreditação na Norma ABNT NBR 17043 é um desejo antigo do Setor de Alimentos, que agora foi realizado. Em 2021 estão previstas quatro rodadas já com o selo de acreditação", comenta.

Maria Helena Wohlers Morelli Cardoso, coordenadora da Qualidade dos EP no INCQS, considera a manutenção dos ensaios acreditados fruto de grande esforço por parte dos profissionais que preparam com dedicação cada rodada de ensaio de proficiência.

"A extensão nesse momento dos ensaios microbiólogicos é o reconhecimento do trabalho desse laboratório incorporando a CPEP mais ensaios a serem ofertados corroborando assim com a qualidade dos laboratórios brasileiros que buscam participar desses EPs", finaliza.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar