Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz promove lançamento coletivo de sua mais recente produção editorial


04/12/2019

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

A Editora Fiocruz encerra 2019 fomentando a sua mais recente produção editorial com a marca de sua missão: a difusão da ciência e do conhecimento em saúde pública. Para isso, a Editora promoverá, no dia 11 de dezembro (quarta-feira), o lançamento coletivo de 14 livros publicados ao longo do ano, em evento que será realizado no tradicional espaço da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), a partir das 17h.  

Autores e organizadores dos títulos da Editora Fiocruz se reunirão para sessão de autógrafos e receberão convidados – como pesquisadores, acadêmicos, estudantes e demais leitores – para a celebração. Na ocasião, serão exibidos também os novos filmes do Selo Fiocruz Vídeo.   

As obras contemplam temáticas variadas e transitam por diferentes seções do catálogo da Editora Fiocruz. São volumes que levam aos leitores os mais diversos debates e atualidades sobre importantes questões de saúde pública/saúde coletiva e áreas conexas. Nesse amplo leque de temas ligados ao conhecimento em saúde, são muitos os saberes abordados a partir de assuntos e olhares que podem contribuir para a produção de conhecimento de pesquisadores de distintos campos. De história à bioética, dos fluxos migratórios à educação, das doenças às campanhas de vacinação, dos povos indígenas ao parto, da atenção primária ao Judiciário.  

Entre as coleções, cinco livros integram a Fazer Saúde (a mais recente das coleções da Editora): Atenção Diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro; O Nasf e o trabalho na Atenção Básica à Saúde: apontamentos práticos e experimentações; Pessoas com Deficiência e Doenças Raras: o cuidado na atenção primária; Saúde de migrantes e refugiados; e Saúde na escola: intersetorialidade e promoção da saúde

Da coleção Bioética e Saúde, o título é Bioética, Saúde e Sociedade. Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba integra o selo Clássicos & Fontes da coleção História e Saúde, uma das mais tradicionais da Editora, com mais de 40 títulos já publicados. Ainda pertencentes às coleções, os livros Entre Demografia e Antropologia: povos indígenas no Brasil (coleção Saúde dos Povos Indígenas); Parto Natural, Parto Humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias, da coleção Criança, Mulher e Saúde; e Zika no Brasil: história recente de uma epidemia, da coleção Temas em Saúde.   

Para completar a lista de lançamentos, outras quatro obras: O Campo da Saúde Coletiva: gênese, transformações e articulações com a reforma sanitária brasileira, coedição com a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba); Judicialização de Políticas Públicas no Brasil; Oficinas Clínicas do Cuidado: efeitos da narratividade sobre o trabalho em saúde; e Poliomielite no Brasil: do reconhecimento da doença ao fim da transmissão

Clique aqui para acessar o convite e confira a lista completa de livros.  

Exibição de filmes do Selo Fiocruz Vídeo 
Além do lançamento de livros, o evento contará também com a exibição de seis novos filmes do Selo Fiocruz Vídeo, marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde da Fundação Oswaldo Cruz. As obras foram criadas a partir do terceiro edital do selo, que, em 2018, selecionou projetos inéditos sobre temas de interesse da saúde pública, oferecendo apoio financeiro para sua realização.   

Criado em 2006, o selo é uma parceria institucional entre a Editora e a VideoSaúde Distribuidora – polo de produção e disseminação de materiais audiovisuais vinculado ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). 
 
Os DVDs do selo integram o nosso catálogo e podem ser adquiridos na Livraria Virtual, além de congressos, feiras e eventos dos quais a Editora Fiocruz participa. Com preços acessíveis, os filmes apresentam cineastas e produtores independentes em torno de temáticas urgentes e contemporâneas, como ciência, doenças, gênero, desigualdades e meio ambiente. Com os seis novos filmes, o Selo Fiocruz Vídeo passa a contar com mais de 30 filmes em seu acervo. 

Clique aqui para acessar a programação e as sinopses dos vídeos.

SERVIÇO
Editora Fiocruz | Lançamento de livros | Produção Editorial 2019
Data: 11 de dezembro (quarta-feira), 
Horário: 17h às 19h
Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM Rio)
Avenida Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo | Rio de Janeiro – RJ 

Voltar ao topoVoltar