02/09/2021
Simone Kabarite
Até o dia 6 de setembro, mulheres, trabalhadoras rurais, quilombolas, pescadoras artesanais, marisqueiras, trabalhadoras urbanas e/ou em situação de vulnerabilidade dos estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Tocantins e Distrito Federal podem se inscrever no Curso de Formação de Saúde para as Mulheres. Elaborado pela Coordenação Político-Pedagógica do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Fiocruz Brasília, as inscrições podem ser feitas no Campus Virtual Fiocruz.
O curso tem como objetivo contribuir na formação de multiplicadoras em promoção e vigilância em saúde, ambiente e trabalho, com ênfase na saúde integral das mulheres, por meio de reflexões e práticas participativas no fortalecimento de territórios saudáveis e sustentáveis. Além de espaços de diálogo, formação e estudo, o curso também contará com oficinas de cuidados com o corpo, com a mente e com o outro, alimentação saudável, manejo de hortas caseiras e plantas medicinais, entre outros temas, conforme a demanda local.
Três ciclos com aulas virtuais e um último ciclo presencial, caso a pandemia esteja controlada e seja possível esse encontro em segurança, compõem o curso. Os ciclos serão divididos em: saúde e direitos humanos para as mulheres; autogestão, geração de renda e economia para as mulheres; promoção e vigilância da saúde da mulher; e apresentação dos projetos de ação local realizados pelas educandas. Além de espaços de diálogo, formação e estudo, o Curso também contará com oficinas de cuidados com o corpo, com a mente e com o outro, alimentação saudável, manejo de hortas caseiras e plantas medicinais, entre outros temas, conforme a demanda local.
Com informações da Fiocruz Brasília
No Portal Fiocruz
Mais Notícias
Mais em outros sítios da Fiocruz