Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ciência Aberta é tema incorporado no 4º Plano de Ação da Parceria para Governo Aberto (OGP)

Imagem: Controladoria Geral da União

30/08/2018

Por: Comunicação GTCA/Fiocruz

Compartilhar:

A Parceria para Governo Aberto ou OGP (Open Government Partnership, em inglês) incorporou o tema da Ciência Aberta no seu 4º Plano de Ação através do compromisso de “estabelecer mecanismos de governança e dados científicos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil”. Os marcos do novo compromisso com participação direta da Fiocruz são a implantação de uma rede interinstitucional pela Ciência Aberta; a realização de diagnóstico nacional e internacional da Ciência Aberta; a definição de diretrizes e princípios para políticas institucionais de apoio à Ciência Aberta; e a promoção de ações de sensibilização, participação e capacitação em Ciência Aberta.

Além da Fiocruz, participam deste compromisso a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Universidade de Brasília (UnB) e a Open Knowledge Brasil.

“A participação neste grupo é uma importante oportunidade para Fiocruz, no compartilhamento de suas experiências e no aprendizado com os parceiros, em uma construção coletiva de conhecimentos, para o desenvolvimento de ações para Ciência Aberta no Brasil, no âmbito desta parceria internacional”, afirma a pesquisadora Vanessa Arruda (INCQS/Fiocruz) e membro de  Grupos de Trabalho sobre Ciência Aberta tanto na Fiocruz como na OGP. “Acredito que a Fiocruz pode desempenhar um papel importante nessa articulação pelo acúmulo de pesquisas e trabalhos no campo da Ciência Aberta, especialmente aqueles desenvolvidos no âmbito do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA).

O que é a OGP?
A Parceria para Governo Aberto ou OGP (Open Government Partnership, em inglês) é uma iniciativa internacional multilateral, lançada em 2011, e que atualmente conta com a participação de 75 países, entre os quais o Brasil é um dos fundadores. Segundo o site oficial, “A OGP é um veículo para se avançar mundialmente no fortalecimento das democracias, na luta contra a corrupção e no fomento a inovações e tecnologias para transformar a governança do século XXI”. De dois em dois anos, os países membros da OGP consolidam Planos de Ação Nacional para o desenvolvimento de estratégias atuação sobre temas prioritários. Neste momento, o 4º Plano (2018-2020) priorizou 10 temas, entre eles, a Ciência Aberta, considerada de importância estratégica para governos.

Vídeo OGP: Changing the Culture of Government -- Open Government Partnership

 

Reprodução autorizada mediante indicação da fonte. 

 

Voltar ao topoVoltar