Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Coronavírus 2019-nCoV: Publicações da Fiocruz

Plano de contingência

 

O Plano de contingência da Fiocruz diante da pandemia da doença pelo SARS-CoV-2 (Covid-19) foi lançado em 13 de março de 2020 e sua versão 1.3 atualizada em 30 de março de 2020. O documento tem como objetivos orientar a comunidade Fiocruz para manutenção de um ambiente institucional seguro e saudável no contexto da Covid-19 e estabelecer procedimentos para manutenção das atividades essenciais na possibilidade de interrupção compulsória das atividades presenciais nas unidades da Fiocruz, eventualmente determinadas pelas autoridades de saúde do país para a contenção pelo SARS-CoV-2, ou um eventual aumento do número de casos da Covid-19 no Brasil.

 

O plano apresenta uma série de orientações à comunidade Fiocruz relacionadas à adoção de medidas individuais e coletivas de prevenção e proteção nos ambientes institucionais, além de procedimentos para trabalhadores ou estudantes que estejam com sintomas de doença respiratória aguda, visando contribuir com as medidas de prevenção, contenção e mitigação para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional e permitir a manutenção das atividades essenciais da instituição no momento de crise. 

 

Faça o download da versão 1.3 do Plano de contingência da Fiocruz diante da pandemia da doença pelo SARS-CoV-2 (Covid-19).

 

A versão 1.3 do Plano de Contingência da Fiocruz, publicada em 30 de março de 2020 traz algumas alterações relativas à gestão do trabalho e ensino e incorpora os guias de saúde mental, alimentação e exercício físicos elaborados pela equipe de Saúde Mental e Trabalho da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fiocruz (CST/Cogepe). A versão 1.2 do Plano, publicada em 17 de março, havia atualizado procedimentos individuais e coletivos a serem adotados pelo trabalhador e passou a contar com informações relativas às atividades de ensino, ao transporte e à creche.

 

 

Plano de contigência: tradução em Libras

 

Presidente fala aos trabalhadores sobre plano de contingência da Fiocruz

 

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, fala aos trabalhadores, alunos e pacientes da instituição sobre o plano de contingência que vem sendo aplicado durante a pandemia do novo coronavírus.

 

 

Expediente na Ouvidoria e SIC Fiocruz

Por conta da pandemia, a partir do dia 18/3 a Ouvidoria e o Serviço de Informação ao Cidadão da Fiocruz realizarão suas atividades em regime de home office. Pelo tempo recomendado, o atendimento ao público interno e externo se dará exclusivamente pelo sistema Fala.BR da Controladoria-Geral da União ou pelo e-mail ouvidoria@fiocruz.br.

 

Gestão de trabalho na Fiocruz durante a crise

 

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, fala aos trabalhadores da instituição sobre as ações que vem sendo tomadas para o enfrentamento da pandemia e reforça a importância do compromisso e da dedicação de todos na crise

 

Informações para a comunidade Fiocruz

Serviço para webconferências disponível para os trabalhadores da Fiocruz

 

A Fiocruz disponibiliza o serviço de reuniões virtuais (webconferências) por meio do Microsoft Teams aos seus trabalhadores. A ferramenta permite reuniões on-line com a participação de usuários da Fiocruz e convidados externos. 

 

Obtenha mais informações sobre a ferramenta

 

Aprenda a realizar reuniões com qualquer outro usuário do Teams na Fiocruz

 

Para descobrir como agendar reuniões com convidados externos, assista ao vídeo disponível no Youtube .

 

Informações sobre o acesso e instalação da ferramenta podem ser obtidas pelo telefone (21) 3836-2123 ou e-mail cstic@fiocruz.br.

 

Campus Virtual lança Guia de Tecnologias Educacionais 

 

Iniciativa tem como objetivo ajudar professores, alunos e outros profissionais do ensino a continuar realizando suas atividade e, assim, diminuir os impactos da pandemia. No guia, estão disponíveis informações sobre como solicitar Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), cadastrar aulas no Educare, transmitir aulas por webconferências e transmitir defesas de teses e dissertações. Quem acessar o hotsite também vai encontrar tutoriais sobre videoaulas e ferramentas disponíveis para chats, reuniões por vídeo, compartilhamento de telas, gravação das sessões, entre outras.

 

Acesse aqui o Guia de Utilização de Tecnologias Educacionais.

 

Transporte corporativo

 

Durante o plano de contingência, o acesso ao transporte corporativo está liberado a todos os colaboradores em necessidade de trabalho presencial no campus. Tal medida se aplica tanto para ônibus da Fiocruz quanto para Bio-Manguinhos. Deste modo,para solicitar a inclusão na linha basta enviar um e-mail para transportecorporativo@bio.fiocruz.br,informado nome, linha solicitada, período requerido e local onde mora ou ponto de espera. Em caso de dúvidas entrar em contato, através do e-mail acima ou pelos telefones 3882-7213 ou 3882-3786. 

 

Rede de bibliotecas

 

Considerando o papel estratégico da informação em saúde no combate à pandemia de Covid-19, a coordenação da Rede de Bibliotecas da Fiocruz divulga uma lista com dez recomendações às equipes de bibliotecas e centros de informações sobre medidas de prevenção e regimes especiais de atendimento. As diretrizes visam contemplar tanto as equipes de trabalho quanto aos usuários dos serviços, de forma a evitar a interrupção de estudos e pesquisas sobre o tema. O documento pode ser acessado neste link ou na Intranet Fiocruz. Contato: rededebibliotecas@icict.fiocruz.br.

 

Serviços de alimentação nas unidades do Rio de Janeiro

 

A Fiocruz informa que no momento os serviços de alimentação que estão em funcionamento são: restaurante da Asfoc/SN, cantina da quadra, cantina do Alfredo, lanchonete do trenzinho, lanchonete campo de futebol, restaurante da tia Penha, lanchonete Asfoc/SN (Expansão), IFF, Farmanguinhos, INI, ENSP e Biomanguinhos. O bistrô da Biblioteca de Manguinhos também estará fechado e o restaurante da expansão estão fechados. Para garantir a alimentação dos trabalhadores do local será oferecido um serviço de entrega de comidas com duas opções no cardápio. Os pedidos podem ser realizados pelo telefone (21) 98190-0785. 

 

Os manipuladores de alimentos dos restaurantes que atendem aos trabalhadores da Fiocruz passaram por recente reforço de vigilância dado pelas nutricionistas que elaboraram o Guia Prático de Orientações para Manipuladores de Alimentos nos Ambientes Alimentares da Fiocruz – Coronavírus (Covid-19), divulgado no Anexo 7 do Plano de Contingência da Fiocruz Diante da Pandemia da Doença pelo SARS-CoV-2 (COVID-19).

 

Voltar ao topoVoltar