A Fiocruz é a principal instituição não universitária de formação e qualificação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a área de ciência e tecnologia em saúde do Brasil. Na Fundação, a área da Educação é representada pela Coordenação-Geral de Educação (CGE), que se subdivide em seis coordenações específicas: Coordenação Adjunta do Stricto Sensu; Coordenação Adjunta do Lato Sensu; Coordenação Adjunta de Qualificação e EAD; Coordenação Adjunta de Residências em Saúde; Coordenação Adjunta de Educação Internacional; Coordenação Adjunta do Centro de Apoio aos Discentes.
Um importante documento que orienta as atividades das áreas educacionais da Fiocruz é o Plano de Desenvolvimento Institucional da Educação (PDIE). O documento traça uma análise situacional das atividades em todos os seus níveis e campos de oferta, e define diretrizes e estratégias prioritárias para o período de 2021 a 2025.
Os cursos são oferecidos pelas unidades técnico-científicas, em nível de pós-graduação Stricto sensu, com programas acadêmicos e profissionais; Lato sensu, com especializações; Programas de Residências, médicas e multiprofissionais; Educação Profissional, com formação inicial, continuada e técnica de nível médio; e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes da Fiocruz são oriundos de todas as regiões do Brasil e de outros países, em especial da América Latina e da África de língua portuguesa.
Stricto sensu
A Fiocruz oferece programas de pós-graduação abrangendo cursos em níveis de mestrado e doutorado, nas modalidades acadêmica e profissional, em diversas áreas de conhecimento. O objetivo dos programas é a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de pesquisa, ensino, inovação e desenvolvimento tecnológico no campo da saúde, em conformidade com sua proposta formativa e com a legislação educacional vigente.
A Coordenação Adjunta de Stricto Sensu/CGE/VPEIC é responsável pela condução e articulação de ações nessa área, em diálogo com o Fórum de Coordenadores do Stricto Sensu da Fiocruz.
Para saber mais:
https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/cursos-stricto-sensu
Lato sensu
Os cursos de especialização Lato sensu, tanto presenciais como à distância, constituem uma tradição na instituição, no sentido da busca de soluções para os problemas de saúde pública. São ofertados pelas unidades técnico-científicas da Fiocruz de acordo com seus regimentos próprios, adequados à situação específica de suas ofertas e campos temáticos. Tais cursos podem ser classificados quanto à regularidade (oferta regular ou eventual) e aos públicos alcançados (oferta aberta ou sob demanda). Em março de 2017, a Fundação foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como Escola de Governo Fiocruz, estando credenciada a atuar como tal em todas as unidades e escritórios de representação.
A Coordenação Adjunta de Lato Sensu/CGE/VPEIC é responsável pela condução e articulação de ações nessa área, em diálogo com o Fórum da Escola de Governo da Fiocruz
Para saber mais:
https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/cursos-lato-sensu
Residências em saúde
Os Programas de Residência da Fiocruz buscam qualificar profissionais da saúde para inserção no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do SUS, utilizando-se não só das suas unidades técnico-científicas e escritórios de representação, como também de parcerias com instituições de excelência, dentro e fora do país. Os programas estão de acordo com a legislação da Comissão Nacional de Residência Médica/MEC e da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional/MEC, entidades também responsáveis por seu credenciamento e avaliação.
A Coordenação Adjunta de Residências/CGE/VPEIC é responsável pela condução e articulação de ações nessa área, em diálogo com o Fórum de Coordenadores de Residências da Fiocruz.
Para saber mais:
https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/cursos-fiocruz?field_nivel_tid=9
Qualificação Profissional e EAD
A Fiocruz oferece diferentes cursos de qualificação profissional voltados para a preparação de trabalhadores da saúde e do sistema CT&I, de modo articulado às demandas trazidas pelos gestores do SUS. Em geral, tais iniciativas educacionais não possuem uma denominação homogênea, até por não serem objeto de regulação do MEC, sendo comumente chamados de cursos livres, de atualização, qualificação, aperfeiçoamento e capacitação. Os pré-requisitos sobre formação acadêmica e experiência profissional são definidos pelas equipes de coordenação dos cursos, a partir da intencionalidade de cada processo formativo.
A Coordenação Adjunta de Qualificação Profissional e EAD/CGE/VPEIC é responsável pela condução e articulação de ações nessa área, em diálogo com o Fórum de Qualificação Profissional e EAD da Fiocruz.
Para saber mais:
https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/cursos-qualificacao-profissional