Início do conteúdo

Biodiversidade

Foto de plantas variadas ao redor de um lago

A Fiocruz é uma das instituições parceiras do Ministério do Meio Ambiente (MMA) nos Projetos Nacionais de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade (Probio I e Probio II), que visam a preservação da biodiversidade, impulsionando a transformação dos modelos de produção, consumo e de ocupação do território nacional.

Dessa parceria resultou a criação do Centro de Informação em Saúde Silvestre (Ciss), espaço virtual dedicado às saúdes humana e silvestre.

A Fundação contribui também para a promoção da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), que associa a preservação da biodiversidade a um projeto de desenvolvimento e inclusão social.

A Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz é membro titular do Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, coordenado pelo Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), do Ministério da Saúde.

O termo de cooperação inclui o apoio aos serviços de assistência farmacêutica em fitoterapia nos municípios; a estruturação de uma rede de tecnologias sociais para mapeamento, sistematização e troca de informações nesse campo; e o apoio a estudos e projetos por meio de cooperações técnicas com instituições nacionais focadas nos diversos biomas brasileiros.

 

Voltar ao topoVoltar