Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Wikifavelas realiza evento “Marielle Vive! Favelas na Reconstrução do País” (13/3)


08/03/2023

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:


Em março, serão completados cinco anos sem Marielle Franco. Meia década e ainda seguimos sem esclarecer o crime que assassinou Marielle e Anderson. O legado de Marielle inspira luta por justiça, memória e reparação. Em um cenário de disputas pela garantia dos direitos de cidadania, as favelas e periferias podem contribuir para a reconstrução de um país mais justo e mais inclusivo. É com esta proposta que o Dicionário de Favelas Marielle Franco promoverá o evento MARIELLE VIVE! Favelas na Reconstrução do País, na segunda-feira, 13 de março, na Biblioteca de Manguinhos, buscando refletir e repercutir o legado político coletivo de Marielle Franco e lembrar também não só o assassinato da vereadora carioca, mas de seu motorista Anderson Gomes, não elucidados até hoje.

O evento contará com exposição fotográfica, mesa com parlamentares, performance cultural e apresentação de vídeos de familiares e amigos(as) em homenagem ao legado de Marielle Franco.

A programação

A exposição fotográfica Outras Marés, aberta ao público durante todo o evento, tem curadoria de Dante Gastaldoni e conta com a participação de integrantes do Coletivo Fotografia Periferia e Memória. “Diante de nossos olhos, desfilam depoimentos visuais sobre as periferias, aqui entendidas em seu sentido mais amplo, não como espaços geograficamente demarcados, mas pelo viés político de territórios que estão à margem das decisões financeiras e de boa parte das políticas públicas. Vistas assim, de dentro para fora, e permeadas por cumplicidade e afeto, as favelas e as populações tradicionais se mostram pela pujança de sua arte e pela luta de sua gente para sobreviver com dignidade, na contramão da abordagem estigmatizada – e, não raro, depreciativa – com que essas localidades costumam ser representadas. Diante dessa constatação, surge a esperança de estarmos ao sabor de uma nova maré, que há de varrer desigualdades e semear utopias”, aponta Dante Gastaldoni.

Na mesa principal, intitulada Da Favela ao Parlamento – Reconstruindo o Brasil, contaremos com a participação de parlamentares que representam os legados políticos de Marielle Franco. As convidadas são Renata Souza (Deputada Estadual - PSOL/RJ), Mônica Francisco (ex-deputado estadual - PSOL/RJ), Dani Monteiro (Deputada Estadual - PSOL/RJ) e Mônica Cunha (Vereadora - PSOL/RJ). A proposta é que se realize um debate a partir das experiências de mulheres que atuaram com ela e que empreendem a luta coletiva para manter vivas as ideias e os ideais de Marielle, assim como construir novos caminhos para ampliar o debate sobre favelas e cidadania, direitos humanos e segurança, gênero e raça na vida política brasileira. 

Além deste debate, serão apresentados durante todo o evento, em um telão, vídeos de familiares e amigos(as) de Marielle Franco e Anderson Gomes, buscando trazer as diferentes experiências que sua vida e seu legado deixam de força e de aprendizado. Para um fechamento lúdico e potente, companheiros e companheiras de Marielle Franco apresentarão poesia, canto e dança através da performance cultural “Eu sou porque nós somos”, que contará com Rachel Barros, Carolina Rocha, Deley de Acari e convidados(as).

O evento será acompanhado e transmitido pelo Canal VideoSaúde - Distribuidora Fiocruz, e contará com acessibilidade e intérprete de Libras. Confira, abaixo, a programação:

9h - 9h30 - Exposição fotográfica "Outras Marés"
Coletivo Fotografia Periferia e Memória 
Curadoria: Dante Gastaldoni

9h30 - 10h15 - Mesa de abertura 
Sonia Fleury (coordenadora do Dicionário de Favelas Marielle Franco e pesquisadora do CEE - Fiocruz)
Rodrigo Murtinho (diretor do Icict - Fiocruz)
Richarlls Martins (coordenador executivo do Plano Fiocruz de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro)
Valcler Rangel (Ministério da Saúde)
Cláudia Rose da Silva (CEASM - Conselho Editorial)

10h15 - 12h - Mesa “Da Favela ao Parlamento – Reconstruindo o Brasil”
Renata Souza (Deputada Estadual - PSOL/RJ);
Mônica Francisco (ex-Deputada Estadual - PSOL/RJ);
Dani Monteiro (Deputada Estadual - PSOL/RJ);
Mônica Cunha (Vereadora - PSOL/RJ).

12h - 13h - Performance Cultural “Eu sou porque nós somos” (poesia, canto e dança)
Rachel Barros
Carolina Rocha
Deley de Acari
e convidades 

13h - 14h - Encerramento

Dicionário de Favelas Marielle Franco

O Dicionário de Favelas Marielle Franco tem se dedicado, desde o seu lançamento, em 2019, a impulsionar ações de preservação de memórias em favelas e periferias do Brasil, como parte do nosso compromisso com a expansão da cidadania e do direito à cidade. O projeto, sediado no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), baseia-se na criação coletiva de um espaço virtual capaz de reunir e divulgar os conhecimentos sobre estes territórios de forma interdisciplinar, interinstitucional e plural. Já são mais de 600 colaboradores cadastrados e 1.500 verbetes compartilhados na plataforma, abarcando os mais variados temas, como: cultura, sociabilidade, segurança, saúde, habitação, mídia, comunicação, juventude, relações étnico-raciais, violência, entre outros, além de uma área especial para acompanhamento dos efeitos da pandemia do novo coronavírus nas favelas e periferias do Brasil. Todos os conteúdos incluídos na plataforma do Dicionário de Favelas são chamados verbetes, quaisquer que sejam eles. Temos diferentes tipos de verbetes: textos, poemas, imagens, vídeos, filmes etc., desenvolvidos por usuários cadastrados que podem ser produzidos de maneira colaborativa.

Para respaldar as decisões políticas e o próprio funcionamento da plataforma, contamos com uma equipe interdisciplinar de pesquisadores(as) e um forte Conselho Editorial, constituído por representantes de diferentes favelas e periferias, e instituições acadêmica como, por exemplo, o Instituto Raízes em Movimento, o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, o Núcleo Piratininga de Comunicação, o Grupo ECO, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e vários outros parceiros de diferentes estados do país. Hoje, superando barreiras e ampliando espaços, o Dicionário de Favelas se insere em diferentes frentes de trabalho, propondo uma atuação para além da plataforma. São cursos de formação técnica e política, produções de audiovisuais e entrevistas, além de publicações de artigos em sites, blogs e revistas acadêmicas.

Marielle Franco é homenageada pelo Dicionário de Favelas por sua luta em defesa dos direitos humanos, em especial das mulheres negras, dos(as) moradores(as) de favelas e da população LGBTQIAP+. Ela foi eleita em 2016 com expressiva votação como vereadora da cidade do Rio de Janeiro aos 37 anos e vinha se consolidando como uma liderança política inconteste na defesa de valores democráticos e práticas políticas coletivas, que mobilizaram a juventude. Nascida e criada na favela da Maré, estudou sociologia e tornou-se mestre em administração pública com dissertação sobre a política de segurança conhecida como UPP – Unidades de Polícia Pacificadora. Entusiasta do Dicionário de Favelas, contribuiu com um verbete sobre esse tema (UPP - A redução da favela a três letras). Marielle foi executada em 14 de março de 2018 em um bárbaro crime político, ainda não elucidado. Buscaram calar sua voz, assim como o fizeram com a de tantas outras lideranças populares. Mas, sua trajetória deixou muitas sementes e o Dicionário de Favelas Marielle Franco se compromete a difundir os valores pelos quais ela viveu e morreu.

* Arte: Thays Coutinho e Patrícia Ferreira (Multimeios/Icict/Fiocruz) 

Voltar ao topoVoltar