Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VideoSaúde: Programação de março homenageia mulheres e meninas na ciência


01/03/2021

Por Comunicação VideoSaúde

Compartilhar:

Em homenagem às mulheres, o programa VideoSaúde exibe neste mês a série “Mulheres da Fiocruz”, dedicada às cientistas que contribuem com a saúde no Brasil, e “'Repórter Fiocruz - Mulheres e Meninas na Ciência 2020', cobertura das comemorações do Dia Internacional Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Sobre a pandemia de Covid-19, mais episódios do “Direto na Fonte”, programa produzido pela TV Unicamp, e do Covid-19 DivulgAção Científica, projeto desenvolvido pela Casa de Oswaldo Cruz, e ainda, o projeto Empregabilidade da Pessoa Surda, uma iniciativa da Fiocruz em parceria com o Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI/Rio). No programa especial do mês, a história de uma mulher, Lídia, protagonista de “O Diagnóstico”. Por meio da vida da personagem, o documentário discute uma sociedade adoecida pelo uso de agrotóxicos. 

O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, no Canal Saúde.

Programação

01/03, segunda, 22h30 - Série Mulheres na Fiocruz: Trajetórias - Maria da Luz Fernandes Leal e Yara Maria Traub-Cseko

Série Mulheres na Fiocruz: Trajetórias - Maria da Luz Fernandes Leal 

Reconhecida pela sua atuação na erradicação da poliomielite no Brasil, a pesquisadora Maria da Luz Fernandes Leal (Bio-Manguinhos) é a personagem deste episódio da série dedicada a mulheres que deram importantes contribuição para a Fiocruz, para a ciência e para a saúde brasileira.

Série Mulheres na Fiocruz: Trajetórias - Yara Maria Traub-Cseko

Neste episódio da série, a trajetória da pesquisadora Yara Maria Traub-Cseko (Instituto Oswaldo Cruz), reconhecida por seus estudos sobre a leishmaniose visceral. 

Reprises:
03/03, quarta, às 22h30
05/03, sexta, às 22h30
07/03, domingo, às 21h30

08/03, segunda, 22h30 – Série Mulheres na Fiocruz: Trajetórias - Liléia Gonçalves Diotaiuti | Repórter Fiocruz - Mulheres e Meninas na Ciência 2020

Série Mulheres na Fiocruz: Trajetórias - Liléia Gonçalves Diotaiuti

A pesquisadora Liléia Gonçalves Diotaiuti (Fiocruz Minas) bióloga e amante da pesquisa de campo é a personagem deste episódio da série Mulheres na Fiocruz: Trajetórias.

Repórter Fiocruz - Mulheres e Meninas na Ciência 2020

No dia 11 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O Repórter Fiocruz traz a cobertura do evento que foi realizado na instituição para celebrar a data.

Reprises:
10/03, quarta, às 22h30
12/03, sexta, às 22h30
14/03, domingo, às 21h30

15/03, segunda, 22h30 - Direto na Fonte - O trabalho no pós-pandemia: crise e oportunidade de reviravolta | O uso de máscaras caseiras na prevenção da Covid-19 | Desmatamento e o risco de novas epidemias como a Covid-19

Direto na Fonte - O trabalho no pós-pandemia: crise e oportunidade de reviravolta

Uma crise ainda maior no mundo do trabalho se avizinha no pós-pandemia. Se no curto prazo as políticas adotadas pelo governo federal parecem surtir algum efeito, no médio e longo prazo vão se revelar desastrosas, porque não garantem a preservação do emprego. Ao mesmo tempo, surge uma oportunidade histórica: que as sociedades repensem as formas de organização do trabalho. "É possível construir uma sociedade em que sejam privilegiadas ocupações que são úteis à sociedade, fundamentais para garantir o bem-estar, o respeito, a proteção ao meio-ambiente. Um desenvolvimento mais sustentável", afirma o professor José Dari Krein, do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho do Instituto de Economia da Unicamp, entrevistado nesse programa. 

O uso de máscaras caseiras na prevenção da Covid-19

A equipe de Covid-19 DivulgAção Científica conversou com Carlos Zárate-Bladés, integrante do grupo de 60 pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina que se reuniram para pensar como fazer, usar e lavar uma máscara caseira.

Desmatamento e o risco de novas epidemias como a Covid19

Nesse vídeo, a equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversou com dois especialistas sobre desmatamento e o surgimento de epidemias, Philip Fearnside e Joel Henrique Ellwanger, onde ressaltam que uma das causas do surgimento e da proliferação de doenças infecciosas na Amazônia, como dengue, febre amarela e malária, é o desmatamento da maior floresta tropical do mundo.

Reprises:
17/03, quarta, às 22h30
19/03, sexta, às 22h30
21/03, domingo, às 21h30

22/03, segunda, 22h30 - Projeto empregabilidade social da pessoa surda: desafios e soluções em tempos de pandemia | O cérebro, o sistema nervoso e a Covid-19 | O tabagismo e a Covid-19

Projeto empregabilidade social da pessoa surda: desafios e soluções em tempos de pandemia

O vídeo apresenta o trabalho que a equipe do projeto "Empregabilidade Social da Pessoa Surda" vem desenvolvendo no contexto de pandemia.

O cérebro, o sistema nervoso e a Covid-19

A equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversou com a bioquímica Fernanda de Felice, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre como a infecção causada pela Covid-19 pode atingir o cérebro e o sistema nervoso e provocar desde uma simples dor de cabeça nos pacientes até alterações neurológicas mais severas.

O tabagismo e a Covid-19

Nesse vídeo, a equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversou com o médico pneumologista Alexandre Milagres, do Hospital Municipal Raphael de Paula Souza, sobre tabagismo, que pode agravar os sintomas da Covid-19.

Reprises:
24/03, quarta, às 22h30
26/03, sexta, às 22h30
28/03, domingo, às 21h30

29/03, segunda-feira, 22h30 - Saúde | Brasil, aqui tem SUS - Limoeiro do Ajuru-PA

Saúde

O que é saúde? A pergunta não aparece explicitamente, mas é o fio que conduz a narrativa em duas linhas: falas e textos claros, intensos e testemunhais sobre a saúde no dia a dia, e cenas do cotidiano com poesia visual, em ações e respiros. Os personagens e lugares são do interior do Pará, no Rio Tapajós, do Distrito Federal, de Natal e de Porto Alegre. A partir da experiência local e saber de cada um, as falas desenvolvem a reflexão sobre o que é viver com saúde e, em sentido amplo, os diferentes aspectos da sociedade que estão implicados. É muito mais do que a relação saúde-doença. 

Brasil, aqui tem SUS - Limoeiro do Ajuru-PA

A experiência do teatro no acolhimento de usuários realizada pela equipe de Saúde da Família ribeirinha no Rio Japiim Grande, em Limoeiro do Ajuru, no Pará, promove educação em saúde de forma lúdica. As peças são pensadas e encenadas em conjunto com a equipe de saúde, abordando temas como prevenção de doenças e qualidade de vida.

Reprises:
31/03, quarta, às 22h30
02/04, sexta, às 22h30
04/04, domingo, às 21h30

30/03, terça-feira, 23h - Programa VideoSaúde Especial - O diagnóstico

“O diagnóstico” apresenta o impacto causado na saúde física e mental de trabalhadores pelo uso de agrotóxicos em lavouras e plantações de fumo. Por meio da história de vida de Lídia, temos as diferentes dimensões que o agrotóxico causa nos planos individual e coletivo.

Reprise: 
01/04, quinta-feira, 23h

Mais informações

Voltar ao topoVoltar