Início do conteúdo

VideoSaúde divulga a programação de janeiro


04/01/2022

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

A VideoSaúde inicia o ano de 2022 abordando temas sensíveis como o envelhecimento saudável, tratamento para doenças cardíacas em crianças, saúde mental, gestação, tabagismo e ainda, explicita os benefícios de tratamentos com plantas medicinais.
 
Sem esquecer os cuidados com a Covid-19, esclarece questões como o impacto do vírus no cérebro, relaciona os diferentes tipos sanguíneos a casos mais delicados da doença. No programa especial, a prevenção das DST/Aids em adolescentes em situação de vulnerabilidade.
 
O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, no Canal Saúde.

03/01, segunda-feira, 22h30 - Beleza do crepúsculo | Corações paraibanos

Beleza do crepúsculo

A vida de alguns dos moradores do Morro do Dendê, Rio de Janeiro, é retratada no documentário, onde falam sobre o envelhecimento, compartilham suas perspectivas sobre vida e morte, suas saudades, alegrias e memórias. Trata-se de um convite à reflexão acerca da complexidade e subjetividade do envelhecimento.

Corações paraibanos

O documentário acompanha a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba em uma caravana, realizada anualmente, por 13 cidades do interior do estado. Com uma equipe multiprofissional, os objetivos da caravana são detectar possíveis cardiopatias e capacitar profissionais locais.

Reprises:
05/01, quarta, às 22h30
07/01, sexta, às 22h30
09/01, domingo, às 21h30

10/01, segunda-feira, 22h30 - Projeto empregabilidade social da pessoa surda: desafios e soluções em tempos de pandemia | O cérebro, o sistema nervoso e a Covid-19 | O tabagismo e a Covid-19

Projeto empregabilidade social da pessoa surda: desafios e soluções em tempos de pandemia

O vídeo apresenta o trabalho que a equipe do projeto vem desenvolvendo no contexto de pandemia.

O cérebro, o sistema nervoso e a Covid-19

Nesse vídeo, a equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversou com a bioquímica Fernanda de Felice, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre como a infecção causada pela Covid-19 pode atingir o cérebro e o sistema nervoso provocando desde uma simples dor de cabeça nos pacientes até alterações neurológicas mais severas.

O tabagismo e a Covid-19

A equipe de COVID19 DivulgAÇÃO Científica conversou com o médico pneumologista Alexandre Milagres, do Hospital Municipal Raphael de Paula Souza, sobre tabagismo, que pode agravar os sintomas da Covid-19.

Reprises:
12/01, quarta, às 22h30
14/01, sexta, às 22h30
16/01, domingo, às 21h30

17/01, segunda-feira, 22h30 - Ambulatório João Walter Nery - IdeiaSUS Niterói-RJ | Saúde mental e atenção básica - IdeiaSUS Lajeado-RS

Ambulatório João Walter Nery | IdeiaSUS | Niterói-RJ

Trata-se do primeiro ambulatório a nível municipal do estado do Rio de Janeiro voltado para a população travesti e transexual. A unidade, que recebe o nome do professor e psicólogo João Walter Nery, membro fundador da Associação Brasileira de Homens Trans, conta com uma equipe formada por assistente social, psicólogo e médico endocrinologista, que atuam em processos de hormonização, atendimento psicológico, construção da proximidade e integração da cidadania.

Saúde mental e atenção básica | IdeiaSUS | Lajeado-RS

O vídeo apresenta o projeto da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul em colaboração com a Coordenadoria Regional de Saúde Mental, cujo objetivo é solidificar a atenção básica à saúde mental por meio de oficinas terapêuticas em regiões do Rio Grande do Sul.

Reprises:
19/01, quarta, às 22h30
21/01, sexta, às 22h30
23/01, domingo, às 21h30

24/01, segunda-feira, 22h30 - Diálogos entre serviços - IdeiaSUS Quissamã-RJ | As gestantes, os recém-nascidos e a COVID-19 | Quando tudo isso passou!

Diálogos entre serviços | IdeiaSUS | Quissamã-RJ

Com o propósito de desfragmentar as áreas de saúde do município de Quissamã, no Rio de Janeiro, o projeto “‘Diálogos entre serviços: estratégias de integração e qualificação em saúde”, promove a comunicação entre eles, fomentando a educação em saúde.

As gestantes, os recém-nascidos e a Covid-19 

Diante da atual pandemia de Covid-19, na qual há poucos estudos sobre a doença, alguns grupos precisam de cuidados especiais, como as gestantes e os recém-nascidos. Para saber sobre esse assunto, a equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversou com a Manoella do Monte Alves, médica e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e com o Esaú Custódio João Filho, infectologista no Hospital Federal dos Servidores do Estado.

Quando tudo isso passou!

Animação feita com desenhos produzidos pelos alunos do Laboratório de Imagem e Som (LIS) do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Uma cientista em seu laboratório, que dedicada ao estudo do novo coronavírus e às importantes orientações sobre a prevenção de contágio, também, reflete sobre as mudanças no comportamento das pessoas e no ambiente.

Reprises:
26/01, quarta, às 22h30
28/01, sexta, às 22h30
30/01, domingo, às 21h30

25/01, terça-feira, 23h - Programa VideoSaúde Especial - Adolescentes em situação de rua: conhecimento e prevenção das DST/Aids | Tipos sanguíneos e a Covid-19

Adolescentes em situação de rua: conhecimento e prevenção das DST/Aids

A obra apresenta a temática vulnerabilidade de adolescentes em situação de rua e nesse universo aborda questões pertinentes ao público como prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST) HIV/Aids, redução de danos e combate à violência. Observa-se a educação popular em saúde transpassada pela arte do grafite, da música rap e de animações lúdicas, características comuns nessa fase de vida.

Tipos sanguíneos e a Covid-19

Nesse vídeo, a equipe Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversa com a pesquisadora Cynthia Cardoso, da UFRJ, sobre como novos estudos genéticos relacionam a possibilidade dos tipos sanguíneos estarem envolvidos com a evolução de casos graves da Covid-19. 

Reprise: 27/01, quinta-feira, às 23h

31/01, segunda-feira, 22h30 - Nem santas nem do diabo: o potencial inexplorado das plantas | A telemedicina no combate à Covid-19

Nem santas nem do diabo: o potencial inexplorado das plantas

O documentário explora, sob múltiplas abordagens, o estudo das plantas medicinais no Brasil. O tema traz à tona uma quantidade surpreendente de debates que atravessam a pesquisa acadêmica e a sociedade, como o intercâmbio de conhecimentos entre comunidades tradicionais e cientistas, a proibição dos estudos com a maconha medicinal, o potencial desperdiçado de uma indústria farmacêutica nacional, entre outros. 

A telemedicina no combate à Covid-19

Serviços de saúde realizados de forma remota, como a telemedicina, são hoje importantes aliados do sistema de saúde em todo o mundo no combate à pandemia de Covid-19.

Reprises:
02/02, quarta, às 22h30
04/02, sexta, às 22h30
06/02, domingo, às 21h30

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar