Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Reciis lança chamada de submissão de artigos para dossiês de 2022


23/12/2021

Roberto Abib (Reciis)

Compartilhar:

A pandemia de Covid-19 coloca em evidência os fundamentos científicos nos processos midiáticos, principalmente na sua relação com a política governamental, fortalecendo o fenômeno da desinformação e fazendo circular expressão como ‘negacionismos científicos’. Nesta esteira, a contemporaneidade pandêmica torna visível a necessidade de discutir a ética em pesquisa por um olhar mais ampliado do conhecimento, geralmente restrito aos modelos biomédicos. Com o distanciamento social, a crise sanitária também possibilitou fomentar dinâmicas de trabalho como o home-office e por meio do uso de aplicativos, o que propicia discutir a saúde dos trabalhadores em plataformas digitais. Com a intenção de ampliar a discussão sobre essas temáticas, a Reciis lança as chamadas públicas dos dossiês que irão compor três números do volume de 2022. 

Ciência e Saúde: desinformação, ética e pesquisa

Para o v. 16, n. 2, o periódico está com chamada aberta para o dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde. O objetivo desta coletânea é criar uma interlocução entre diferentes áreas do saber e lançar luz sobre os processos de desinformação, especialmente relacionado à ciência e à saúde. 

O dossiê se propõe a discutir os diferentes regimes de verdade, sistemas de crença e gramáticas morais em que os atores sociais se baseiam para as críticas à ciência, fomentadas por atravessamentos midiático-políticos. O prazo de submissão de artigos vai até o dia 03 de março de 2022 e a publicação está prevista para abril/junho do mesmo ano.  

A articulação com diversos campos de conhecimento também é a tônica do dossiê Por uma Ética Interdisciplinar que irá compor o v. 16, n. 3. A proposta consiste em discutir tanto a ética quanto a pesquisa sobre problemas contemporâneos a partir de enfoques teóricos e metodológicos os mais interdisciplinares possíveis. Além das temáticas bioéticas convencionais, o dossiê se propõe a repensar as bases mais recônditas da ciência e da ética.  O prazo de submissão de artigos para este dossiê vai até o dia 07 de abril e a publicação está prevista para julho/setembro de 2022. 

Na última edição do ano de 2022, a Reciis contará com o dossiê Trabalho por plataformas digitais e saúde, o qual tem o objetivo de compilar estudos sobre a intersecção entre saúde e trabalho em plataformas digitais, entendendo a urgência em analisar a saúde e bem-estar dos trabalhadores nesta dinâmica laboral a fim de prefigurar possibilidades futuras relacionadas à saúde nas plataformas de trabalho.  O prazo de submissão de artigos vai o até o dia 30 de junho e a publicação está prevista para outubro/dezembro de 2022. 

Eixos temáticos dos dossiês de 2022

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), é um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Além de trabalhos submetidos aos dossiês, a revista recebe textos em fluxo contínuo. Publica textos inéditos de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde; em português, inglês ou espanhol. 

Saiba mais sobre editores convidados e eixos temáticos dos dossiês de 2022 no site da Reciis.

As normas do periódico podem ser consultadas na seção Preparação do artigo. Ao submeter trabalho para os dossiês, é necessário selecionar o título do dossiê ao qual ele está sendo destinado como seção. No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: reciis@icict.fiocruz.br

Voltar ao topoVoltar