Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VideoSaúde comemora 30 anos com seminário

Filme da VideoSaúde passando na televisão

13/06/2018

Por: André Bezerra (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Três décadas e um legado de mais de quase nove mil obras em seu acervo, que inclui curtas, médias e longas-metragens de reportagens, animações, documentários, vinhetas e uma vasta gama de audiovisuais em saúde. Este é um breve retrato da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, que alcança a marca de 30 anos de atividades. A comemoração será realizada com um seminário na sexta-feira, 15/06, às 9h30, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos.

Com o título Desafios da comunicação pública pelo fortalecimento do SUS, a atividade contará com apresentações, palestras e homenagens. O jornalista Flávio Gonçalves, Diretor-Geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), responsável pela TVE Bahia, irá falar sobre a importância e os desafios das TVs Públicas no contexto atual e as demandas pela democratização da comunicação e da internet. Há mais de um ano, o IRDEB e a TVE Bahia são parceiros da VideoSaúde, exibindo títulos próprios e também na difusão e discussão a respeito da promoção do audiovisual em saúde.

A segunda palestrante será Daniela Araujo, coordenadora executiva da BemTV, uma iniciativa fluminense de educação e comunicação entre jovens agentes culturais. Mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas, a convidata irá abordar o audiovisual como instrumento de educação e expressão de lutas políticas a partir sua trajetória na comunicação popular.

Participa ainda do debate o cineasta Beto Novaes, documentarista e professor de Economia da UFRJ. Responsável por alguns títulos do Selo Fiocruz Vídeo, entre eles Mulheres das Águas (2016), ele irá falar sobre a construção do documentário como memória social e interlocução entre pesquisa e prática no mundo do trabalho. O debate terá mediação do jornalista da Fiocruz Umberto Trigueiros, que já foi diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e chefe da VideoSaúde.

30 anos de audiovisual

A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz foi criada em 1988, sendo um espaço de pesquisa, preservação, produção, fomento e distribuição de obras audiovisuais em saúde. Seu acervo tem produções próprias e também de outras instituições e realizadores independentes, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e na melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira. Em breve, será lançado um documentário sobre a situação do Rio São Francisco, tendo como referência histórica a expedição do cientista Adolpho Lutz, num projeto realizado em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz

Todo o acervo pode ser consultado no Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde (BRAVS), e pode ser requisitado por qualquer usuário. Suas produções abordam temas diversos na área de saúde e incluem uma diversidade de realizadores, narrativas e linguagens audiovisuais. Os títulos podem ser adquiridos em DVD, por meio da Editora Fiocruz, e também estão disponíveis em acesso aberto, online, por meio do canal da VideoSaúde na internet.

A VideoSaúde também é responsável pelo Selo Fiocruz Vídeo, criado em 2006, iniciativa que seleciona e fomenta projetos inéditos de audiovisuais em saúde, para posterior distribuição e difusão. “No momento, estamos recebendo projetos audiovisuais de todo o Brasil, e, em breve selecionaremos os vencedores, que certamente se transformarão em novos e importantes filmes sobre saúde”, afirma Paulo Lara, chefe da distribuidora.

Além disso, exibe, desde 1999, um programa semanal no Canal Saúde, apresentando informações, entrevistas e documentários sobre diferentes temas socioculturais, a partir do conceito ampliado de saúde. O Programa VideoSaúde é exibido ainda por outros parceiros como a TV Floripa, TV UFPR e UFES.

No campo da pesquisa e ensino, a Videsaúde é responsável pelo Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde (Neavs), Preservação Audiovisual em Saúde, e pela oficina ‘Da ideia ao argumento’, que promove capacitação em projetos audiovisuais para profissionais de comunicação e saúde. Outros projetos incluem a VI Mostra VideoSaúde, junto com o Museu da Vida, que receberá vídeos produzidos em todas as regiões do país.
 

Serviço

Seminário VideoSaúde 30 Anos
Desafios da comunicação pública pelo fortalecimento do SUS
Data: Sexta-feira, 15 de junho
Horário: 9h30
Local: Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos. Avenida Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Icict/Fiocruz - Campus Fiocruz Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
Inscrições pela página de eventos do Icict 
(Haverá certificado de participação para quem realizar o cadastro no link acima)

 

Voltar ao topoVoltar