Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

27/02/2018

Comunicação e educação na luta contra as mudanças climáticas


Por: Graça Portela (Icict/Fiocruz)

Em dezembro de 2017, durante o quarto encontro do seminário Diálogos estratégicos sobre mudanças climáticas, realizado pelo Sistema ONU no Brasil, e que contou com a participação de pesquisadores da Fiocruz, do Ministério da Saúde, da ONU Mulheres, da OPAS e da ONU Meio Ambiente, Regina Cavini, oficial sênior da ONU Meio Ambiente no Brasil, afirmou que “de vilarejos rurais até grandes cidades, todos já estão sofrendo com inundações, secas, ondas de calor mais frequentes, enchentes, entre outros (fenômenos). Tais episódios podem provocar um aumento na incidência de doenças e afetar a saúde das populações. Isso mostra que as mudanças do clima não são um assunto futuro, mas atual”.

Cavini foi a escolhida para ser entrevistada pelo site do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) na última matéria que complementa a série Clima e Saúde, onde foram abordados temas como: queimadas x saúde, malária x fronteiras internacionais, e semiárido e os impactos da seca na saúde.

Na entrevista, a oficial sênior da ONU Meio Ambiente fala, dentre outros assuntos, sobre os acordos assinados pelo governo brasileiro, as iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela ONU, o acordo de colaboração entre a instituição e a Organização Mundial de Saúde (OMS), assinado em janeiro deste ano, para conter riscos ambientais para saúde, com ações conjuntas em pesquisas, criação de metas para a saúde e o meio ambiente, capacitação de pessoas e organizações e parcerias diversas, como explica Cavini. Ela também ressalta que é importante investir em comunicação e educação, com informação técnica de qualidade e linguagem acessível tanto nas escolas quanto fora delas. “A mudança de hábitos e atitudes começa pelo conhecimento”.

Leia no site do Icict a entrevista com Regina Cavini.
 

Voltar ao topoVoltar