Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

'Uma História das Leishmanioses', livro da Editora Fiocruz, conquista o Prêmio Abeu 2021


23/11/2021

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

A Editora Fiocruz acaba de conquistar mais um Prêmio Abeu! O livro Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo: fins do século XIX aos anos 1960 foi o grande vencedor da categoria Ciências da Vida da sétima edição do prêmio, concedido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). O segundo lugar da mesma categoria também foi de um livro da Editora Fiocruz: Diplomacia da Saúde e Covid-19: reflexões a meio caminho. A cerimônia virtual de anúncio dos ganhadores ocorreu nesta terça-feira (23/11), com transmissão pelo canal da Abeu no YouTube. 

Lançado em junho de 2020, em coedição com a Fino Traço Editora, Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo tem autoria de Jaime Benchimol, professor e pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Denis Guedes Jogas Junior, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Fiocruz. Já o e-book Diplomacia da Saúde e Covid-19, publicado em dezembro do ano passado, foi organizado por Paulo Buss Luiz Eduardo Fonseca, ambos do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz).

O terceiro lugar na categoria Ciências da Vida foi para o livro Biofísica: Introdução a uma Ciência Interdisciplinar, de Amando Siuiti Ito, publicado pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp). 

➡️ Clique aqui para conferir a lista completa dos premiados.
▶️ Clique aqui para assistir à cerimônia de premiação na íntegra.

Um vídeo com o depoimento de Jaime Benchimol foi exibido durante a transmissão. Em seu agradecimento, o historiador se disse honrado com a premiação e ressaltou as muitas colaborações que possibilitaram a publicação de uma obra tão extensa (quase 800 páginas). "Um livro desse porte não existiria sem a colaboração de muitas pessoas que ajudaram na pesquisa, que nos deram preciosos depoimentos e que trabalharam na revisão, na editoração e na impressão", destacou o autor.

Essa foi a sexta vez que a Editora Fiocruz conquistou o primeiro lugar no Prêmio Abeu. A Editora vem marcando presença em todas as edições da premiação, incluindo, além das vitórias, uma série de indicações e menções honrosas. Em 2020, a máxima honraria na categoria Ciências das Vida foi conquistada com o livro Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba. No ano anterior, o grande vencedor em Ciências Sociais foi o título Clínica, Laboratório e Eugenia: uma história transnacional das relações Brasil-Alemanha

Em 2017, a Editora conquistou o primeiro lugar com Brasil Saúde Amanhã: população, economia e gestão, também em Ciências da Vida. Antes, em 2016, Dengue: teorias e práticas foi primeiro colocado na mesma categoria. Na primeira edição do prêmio, em 2015, Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema ficou na primeira colocação na categoria Tecnociências.  

Sobre os livros premiados
Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo detalha a extensa trajetória dos estudos sobre as leishmanioses (doença infecciosa causada por parasitas protozoários) no Brasil, englobando a descoberta de seus agentes etiológicos, as diversas espécies de leishmanias associadas às diferentes formas clínicas da doença, seus hospedeiros reservatórios e os flebotomíneos vetores. O volume aborda também aspectos da epidemiologia e ações de controle implantadas em contextos sociopolíticos e momentos diversos.

Lançado em um momento crucial para a ciência, em meio aos muitos desafios causados pela pandemia do então novo coronavírus, o título também contextualiza o surgimento de importantes instituições de pesquisa no país e o início dos programas de cooperação internacional e de controle das leishmanioses e demais doenças negligenciadas.

➡️ Clique aqui para adquirir Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo na Livraria Virtual da Editora Fiocruz.
➡️ Clique aqui para adquirir o e-book de Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo no SciELO Livros.
▶️ Clique aqui para assistir ao vídeo de lançamento com os autores.

Publicado em acesso aberto, Diplomacia da Saúde e Covid-19 foi o primeiro e-book da série Informação para Ação na Covid-19, uma parceria entre o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz, com apoio do SciELO Livros. O livro digital investiga as ações globais para o enfrentamento da pandemia, reunindo as análises produzidas pelo Cris/Fiocruz sobre as respostas do multilateralismo à doença. Em 22 capítulos, a coletânea viabiliza - de forma gratuita - o acesso do público a um panorama de ações promovidas para o enfrentamento da crise sanitária em diversas regiões do mundo, englobando mais de 50 pesquisadores das áreas de saúde, diplomacia e relações internacionais.

➡️ Clique aqui para acessar Diplomacia da Saúde e Covid-19 no SciELO Livros.
▶️ Clique aqui para assistir ao vídeo de lançamento com os autores.

Sobre o prêmio
O objetivo do Prêmio Abeu - cuja primeira edição ocorreu em 2015 - é incentivar a qualificação das edições das casas editoriais universitárias, além de fomentar a produção técnico-científica em relação à excelência dos conhecimentos veiculados pelos livros e à concepção estética das obras. A edição 2021 englobou oito categorias, sendo três finalistas em cada.

Voltar ao topoVoltar