Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Traumas e emoções sociais em tempos de crise são pauta de ciclo de debates (9/7)


06/07/2021

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Traumas e emoções sociais em tempos de crise são a pauta da próxima edição do ciclo de debates História em Tempos Pandêmicos: reflexões em um ano de crises. Organizado pelo Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o evento on-line será realizado no dia 9 de julho, às11h, com transmissão aberta a todos os interessados pelo Facebook da COC.

A terceira mesa do ciclo de debates terá a mediação das professoras e pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz, Ana Teresa A. Venancio e Cristiana Facchinetti. O encontro terá como convidados a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Maria Claudia Coelho, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Durval Muniz de Albuquerque Junior, e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Francisco Carlos Teixeira da Silva.

“O eixo de discussão desta mesa é problematizar como situações sociais limites, como a pandemia da Covid19, mas também a seca no Nordeste, produzem efeitos coletivos na construção das subjetividades. Nesse sentido, partimos aqui do suposto de que essa dimensão que parece a mais individual de todas – a das emoções e traumas – advinda destas situações limites, é, na verdade, expressão social de uma experiência coletiva, que tem como pano de fundo o sofrimento e a precariedade das condições de saúde e de vida”, explica Ana Teresa A. Venancio.

“Tal experiencia coletiva ganha ainda maior importância quando consideramos que a sociedade brasileira, profundamente marcada por desigualdades sociais, se vê ainda mais desamparada diante da precariedade de respostas do Estado em situações sanitárias e de condições de vida de grande porte, com consequências ainda mais contundentes para os mais pobres”, complementa Cristiana Facchinetti.

A primeira mesa do ciclo de debates foi realizada no dia 7 de maio, com o tema História do tempo presente e as perspectivas da crise sanitária e a mediação de Dominichi Miranda. O segundo encontro, com a mediação de Marcos Cueto, debateu Covid-19 na América Latina: o primeiro ano da pandemia em 18 de junho. Outras edições serão divulgadas ao longo dos próximos meses. Não será emitido certificado de participação.

Ciclo de Debates - História em Tempos Pandêmicos: reflexões em um ano de crises
Mesa 3: Traumas e emoções sociais em tempos de crise
Mediadoras: Ana Teresa A. Venancio e Cristiana Facchinetti
Convidados: Maria Claudia Coelho (Uerj), Durval Muniz de Albuquerque Junior (UFRN) e Francisco Carlos Teixeira Silva (UFRJ/UFJF)
Data: 09/07/21
Horário: 11h
Transmissão On-line: Facebook da Casa de Oswaldo Cruz
Organização: Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes)

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar