Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Transições é o tema central da Semana Internacional da Saúde do Adolescente


01/04/2022

Everton Lima (IFF/Fiocruz) e Orli Carvalho (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

A IAHW (International Adolescent Health Week), ou em português, Semana Internacional da Saúde do Adolescente, surgiu em 2016 sendo apenas uma iniciativa na Pensilvânia – Estados Unidos. Porém, atualmente a IAHW tomou dimensões globais com a participação de Jovens Embaixadores que representam os 6 continentes do mundo. Neste ano, a Semana ocorreu de 20 a 26 de março, abordando as Transições: da infância para a idade adulta, física e mentalmente; de uma vida pré-pandêmica para uma vida moldada por uma pandemia; e da dependência para a independência.

A Semana Internacional de Saúde do Adolescente é uma semana anual voltada para promover a pauta da saúde do adolescente. A celebração internacional consiste em eventos participativos dinâmicos para inspirar adolescentes e suas comunidades a defender uma transição bem-sucedida para a vida adulta. De acordo com a IAHW, “com mais de um bilhão de adolescentes em todo o mundo, essa faixa etária compreende um dos maiores segmentos da população mundial. O rápido crescimento físico e emocional dessa faixa etária a diferencia das necessidades de crianças e adultos; enquanto os comportamentos de saúde que resultam em doenças mais tarde na vida muitas vezes começam nos anos de adolescência. A Semana Internacional da Saúde do Adolescente é única porque foca o mundo inteiro em uma visão holística da saúde do adolescente ao mesmo tempo com uma semana independente dedicada a este importante capítulo da vida humana”.

A celebração global da saúde do adolescente durante a IAHW tem a finalidade de engajar jovens a se tornarem agentes multiplicadores de saúde; aumentar o reconhecimento dos problemas de saúde enfrentados pelos adolescentes; promover ações para a comunidade; e defender e promover a saúde e bem-estar do adolescente. Para contar sobre as iniciativas realizadas este ano, o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) entrevistou o Embaixador do Brasil na IAWH, o adolescente de Alagoas, Cauê Bento de Carvalho, Cristiane Murad, que orientou Cauê nas atividades da Semana Internacional deste ano e Orli Carvalho, psiquiatra da Infância e Adolescência. Confira no site do IFF!

 

 

 

Voltar ao topoVoltar