Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Toxoplasmose é tema de simpósio internacional (14 a 16/12)


08/12/2020

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

Diferentes perspectivas sobre a doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii serão abordadas no 1º Simpósio Internacional de Toxoplasmose (1º SINTOX). As inscrições para o evento, que será realizado online, entre os dias 14 e 16 de dezembro, estão abertas e devem ser feitas pela internet. Com uma abordagem integrativa, a atividade conta com a colaboração e organização de docentes e discentes de universidades e instituições nacionais, incluindo o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros, o encontro irá discutir diversos aspectos sobre o agravo, incluindo a infecção de primatas e outros animais, os principais riscos da doença, os desdobramentos da toxoplasmose na gravidez, além do compartilhamento de resultados de estudos epidemiológicos. A transmissão acontecerá das 17h às 20h, pelo canal no Youtube do Programa de Pós-graduação em Medicina e Cirurgia Veterinária (PPGMV) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A toxoplasmose é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados com oocistos e de carne crua ou malcozida contendo cistos teciduais do parasito. Fezes de gatos infectados são a principal fonte de contaminação do ambiente.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar