Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Simpósio de prevenção ao HIV/Aids discute vacinas e profilaxia pré-exposição


25/05/2021

Por: Antonio Fuchs (INI/Fiocruz)*

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em parceria com o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS) do Ministério da Saúde e apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas Brasil), promoverá, nos dias 28, 29 e 31 de maio, o 1º Simpósio de prevenção do HIV com o tema Vacinas e profilaxia pré-exposição. O ciclo de debates ocorrerá de forma virtual, com conteúdos diversificados, e contará com as participações de Valdiléa Veloso, diretora do INI, e Beatriz Grinsztejn, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids do instituto, além de especialistas convidados. 

No dia 28, serão abordadas as pesquisas de vacinas e outras profilaxias para prevenção do HIV. No dia seguinte, o evento discute a participação da sociedade civil e o envolvimento comunitário nas pesquisas de vacinas e prevenção ao HIV. Já no dia 31, serão discutidos os desafios no desenvolvimento de estudos, regulação e acesso a vacinas e produtos de prevenção em contextos de saúde pública.

A palestra de Beatriz Grinsztejn está programada para o dia 28 de maio, com o tema Profilaxia Pré-Exposição: onde estamos e para onde vamos?. Já Valdiléa Veloso abrirá os três dias do ciclo de debates, acompanhada de Gerson Fernando M. Pereira, diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, além de mediar o painel do dia 31 de maio.

Confira abaixo a programação:

Programação do simpósio

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar