Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Simpósio celebra os 100 anos do Instituto Nacional de Infectologia

Prédio do INI

31/10/2018

Por: Antonio Fuchs e Mayara Marins (INI/Fiocruz)*

Compartilhar:

INI 100 anos: Integrando saberes na construção do conhecimento em doenças infecciosas é o tema do simpósio comemorativo do centenário do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), que acontecerá de 6 a 9 de novembro nos auditórios do Museu da Vida e do Pavilhão de Ensino do INI. A programação é composta por conferências, mesas redondas, exposições, homenagens e atividades culturais e todas as atividades são abertas ao público e não necessitam de inscrição.

A mesa de abertura, coordenada pela diretora do INI, Valdiléa Veloso, contará com a participação da presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, do diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Paulo Roberto Elian, e da presidente da Comissão Organizadora do Simpósio do Centenário do INI/Fiocruz, Keyla Marzochi. Em seguida serão realizadas uma mesa redonda sobre a história do INI, uma conferência com o vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Manoel Barral, sobre a formação de recursos humanos na Fundação, além de um debate sobre o Ensino e a Ética em Pesquisa no Instituto.

A semana prossegue com amplos debates que colocarão em pauta temas como a Agenda 2030 e sua importância para a Saúde e o combate à desigualdade, o papel da pesquisa clínica no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação na área da saúde, a interação entre o INI e a comunidade na construção compartilhada do conhecimento, entre outras questões. Dois convidados internacionais participarão do Simpósio ministrando conferências: Jean W. Pape, diretor executivo do Groupe Haitien d'Etudes du Sarcome de Kaposi et des Infections Opportunistes (GHESKIO/Haiti) e Wieland Meyer, da Universidade de Sidney (Austrália).

O evento contará ainda com o lançamento do vídeo INI 100 anos, exposições, homenagens e atrações musicais.

Confira a programação.

* Revisão: Juana Portugal

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar