Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário internacional discute prevenção da violência


23/01/2019

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

Discutir estratégias de prevenção da violência com base em conceitos globais, políticas públicas e setoriais. Este é o objetivo central do Seminário Internacional Contribuições da abordagem da Saúde Pública para a prevenção da violência: diálogos entre Brasil e Reino Unido, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/Ensp). O encontro acontece nos dias 5 e 6 de fevereiro, no Salão Internacional da Ensp, na sede da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Rua Leopoldo Bulhões, 1.480, 4º andar). 

Podem participar pesquisadores, professores e estudantes, gestores em saúde e agentes de segurança pública em geral. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31/1, pelo e-mail casprj2019@gmail.com, ou presencialmente, no dia do evento. A participação é gratuita e está sujeita à lotação do auditório (80 vagas). 

Iniciativas que valorizam a prevenção no lugar da punição, o desenvolvimento de parcerias multi-agências e a responsabilização e a ‘despatologização’ de segmentos juvenis descritos como ‘em situação de risco’ são algumas das questões que serão abordadas no escopo do que tem sido compreendido como prevenção da violência. No encontro, especialistas brasileiros e estrangeiros abordarão as contribuições da saúde pública e da segurança nesse contexto. Entre os destaques, estão as apresentações dos pesquisadores William Graham, da Universidade de Abertay, no Reino Unido, e Fernando Fernandes, da Universidade de Dundee, também do Reino Unido. Também participam a pesquisadora Simone de Assis, do Claves, a antropóloga Jacqueline Muniz e o sociólogo Rodrigo Monteiro, ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF), além de gestores de projetos sociais da Organização não-governamental Promundo e membros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Coordenam as atividades as pesquisadoras Fátima Cecchetto, do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do IOC, Patrícia Constantino, da ENSP, e Juliana Corrêa, da Presidência da Fiocruz.

Confira a programação.

Voltar ao topoVoltar