Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Seminário discute acesso prioritário a idosos e cuidadores na vacinação para Covid-19


11/02/2021

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Na sexta-feira (12/2), às 15h, o Comitê da Pessoa Idosa da Fiocruz realiza o seminário online Idosos e seus cuidadores: equidade e acesso prioritário à vacinação contra a Covid-19. No início de fevereiro, o Comitê emitiu uma nota técnica sobre a necessidade de que idosos com limitação da capacidade funcional sejam considerados prioridade, independentemente de sua faixa etária, assim como a adoção de estratégias para vacinar idosos com dificuldade de sair de casa. O documento também sugeria a vacinação dos cuidadores de idosos que atuam nos domicílios, sejam eles familiares ou contratados.

O encontro de sexta vai reunir pesquisadores da área da saúde dos idosos para debaterem os desafios de assegurar um acesso mais equânime a essas fatias da população. Mas também foram convidados representantes de movimentos sociais e de instâncias que atuam na defesa de direitos. “O seminário vai apresentar evidências científicas que possam respaldar políticas públicas, a favor da vacinação de idosos e de seus cuidadores, com critérios de equidade e de justiça social”, define Dalia Romero, coordenadora do Grupo de Informação e Envelhecimento (Gise), do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz).

“Entendemos que não é simples identificar todas as condições que determinam as prioridades num plano de vacinação. Mas, no contexto atual de alta mortalidade por Covid-19 e carência de vacinas para todos, propomos que sejam incorporados critérios que ajudem a identificar a população mais vulnerável”, explica a cientista. “Por trás da nota técnica que publicamos há poucos dias, existem duas perguntas. Quem tem direito de envelhecer no Brasil? E quem cuida das pessoas cuidadoras de idosos com fragilidade, o grande desafio nesta pandemia? Não é por acaso que as filas da vacinação nestas semanas, que têm dado prioridade às pessoas de 90 anos ou mais, têm sido em grande parte de pessoas idosas brancas acompanhadas por cuidadoras pretas ou por filhas que dedicam sua vida ao cuidado.”

Seminário será transmitido pelo You Tube

A nota técnica justifica seus argumentos informando que no Brasil existem 5,2 milhões de idosos que necessitam de ajuda para as suas atividades da vida diária. Em pelo menos 80% dos casos, o cuidado é prestado por algum familiar e, em 20%, é prestado por cuidadores remunerados. Estima-se, portanto, que cerca de 4,2 milhões de familiares cuidam de idosos e 1 milhão de cuidadores sejam contratados ou remunerados.

Os debatedores do evento de sexta são: Dalia Romero, coordenadora do Grupo de Informação e Envelhecimento (Gise/Icict); Daniel Groisman, coordenador da Pesquisa Nacional sobre Condições de Trabalho e Saúde das Pessoas Cuidadoras de Idosos na Pandemia de Covid-19 (EPSJV/Fiocruz); José Luiz Telles, ex-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (2009-2010) e pesquisador da Ensp/Fiocuz; Karla Giacomin, médica e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (Nespe/ UFMG/Fiocruz); Maria Fernanda Costa, médica e diretora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (Nespe/UFMG/Fiocruz). Também vão participar: Áurea Barroso, da equipe coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Ana Gilda Soares, presidente da Associação dos Cuidadores da Pessoa Idosa, da Saúde Mental e com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro (Acierj); e Cristiane Branquinho, promotora de Justiça, que atua no Centro de Apoio Operacional (CAO) das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Ministério Público do Rio de Janeiro.

O evento será transmitido, das 15h às 16h30, pelo canal do Youtube da VideoSaúde

Serviço
Seminário: “Idosos e seus cuidadores: equidade e acesso prioritário à vacinação contra a Covid-19”
Data: 12 de fevereiro de 2021
Horário: 15h às 16h30
Transmissão

Idosos e seus cuidadores: equidade e acesso prioritário à vacinação contra a Covid-19

Voltar ao topoVoltar