Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Roda de Conversa discute acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência


01/12/2020

Por: Mariella de Oliveira-Costa (Fiocruz Brasilia)

Compartilhar:

Acessibilidade e inclusão, estamos preparados?
O terceiro dia de dezembro é uma data comemorativa: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A celebração foi proposta pela Organização das Nações Unidas, em 1992. Para pautar o tema em 2020, a Fiocruz Brasília, por meio da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, vai promover a roda de conversa online 'Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência: estamos preparados?'.

A programação da atividade, que será realizada na próxima quinta-feira (3/12), às 9h30, com transmissão pelo YouTube da Fiocruz Brasília, contará com a apresentação de diferentes convidados: a mestranda em Comunicação Social no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais e autora do blog Disbuga, sobre pessoas com deficiência, Fatine Oliveira; o diretor de relações públicas da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás, Alisson Barbosa Azevedo;  o farmacêutico Fábio Barcelos; a integrante do Comitê pela Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação à Distância da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Tatiane Nunes; a pesquisadora e fundadora do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia, Adriana Dias; e a coordenadora da Rede de Cuidado Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde do Distrito Federal,  Angela Maria Sacramento. 

Para a diretora da Escola de Governo Fiocruz Brasília, Luciana Sepúlveda, a atividade vai refletir o que é necessário para que a instituição seja mais inclusiva e acessível. “Espera-se também conhecer como os convidados vêm derrubando barreiras, experiências de inclusão e ferramentas de apoio à acessibilidade, que nos auxiliem a traçar caminhos possíveis para a instituição”, disse.

A instituição começou a constituir, em outubro, seu Comitê de Acessibilidade, para que o tema não seja tratado apenas em ações pontuais, mas ao longo do ano todo. Em 2019, foi realizado um evento nacional para que a instituição se aproximasse da realidade das pessoas com deficiência, o Encontro Nacional sobre Deficiência: há cidadania sem acessibilidade?.

A roda de conversa da próxima quinta-feira (3/12) será certificada pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar