Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Informativo auxilia comunicação do paciente surdo com equipe médica


29/09/2020

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

27 de setembro - dia mundial do surdo
No último dia 26 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional do Surdo e da Inclusão. E no dia 27 de setembro, homenageou-se o Dia Internacional do Surdo. Por isso, o Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) elaborou um informativo destinado aos trabalhadores e familiares de pessoas surdas neste momento de pandemia.

O documento destaca a garantia ao atendimento às pessoas surdas ou com deficiência auditiva na rede de Sistema Único de Saúde (SUS), além de salientar que todos os hospitais devem oferecer serviços que ajudem na comunicação entre o paciente e a equipe médica, trazendo o exemplo do que acontece em outros países na utilização do VRI, uma interpretação remota de vídeo.

O informativo, elaborado pela pesquisadora do Cesteh Marcia Soalheiro, traz recomendações para esse grupo no caso de ser necessária a hospitalização. Para tanto, foi elaborada uma lista contendo tais orientações, que vão desde a impressão de uma placa com a informação da deficiência auditiva até o pedido de comunicação com o hospital por meio de interpretação remota de vídeo.

Conheça o documento!

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar