Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Reciis prorroga o prazo de envio de trabalhos sobre Preservação Digital


06/05/2020

Roberto Abib (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:


A maioria dos documentos que produzimos hoje, como dados e resultados de pesquisas, é em formato digital. No entanto, ainda não temos a garantia se teremos acesso a esses arquivos daqui a 10 ou 20 anos. Partindo da necessidade de se discutir a preservação e o acesso à nossa memória informacional, a Reciis prorrogou a chamada para o envio de artigos para o dossiê Preservação digital. O prazo para submissão vai até o dia 18 de maio e a publicação está prevista até o mês de setembro.

De acordo com uma das editoras convidadas, Andréa Gonçalves, o problema da preservação digital não é um problema tecnológico, embora seja algo que precise também de atenção, “porque eu posso ter toda a tecnologia disponível para preservar um acervo digital, mas isso não será suficiente se não houver políticas, programas e diretrizes estabelecidos que suportem a prática da preservação digital”.  

Preservação e saúde

A discussão sobre a preservação dos documentos digitais já existe nas áreas de arquivos, bibliotecas e museus, porém, Andréa Gonçalves observa que este assunto não tem sido uma preocupação em outros campos, principalmente, o da saúde, tendo em vista a produção de registros médicos em prontuários eletrônicos e dados de pesquisas clínicas em computadores ou em revistas apenas em formato digital. “É preciso trazer esse assunto à tona e avançar nas discussões sobre as políticas e práticas da preservação digital no Brasil e, especificamente, suas implicações para o campo da saúde”, enfatiza a editora convidada.  A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). É um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos e em fluxo contínuo de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde, em português, inglês ou espanhol. O periódico privilegia a publicação de textos que se deem nas interfaces entre comunicação e saúde e entre informação e saúde, atendendo às principais temáticas de interesse da revista.

As informações para o envio de trabalhos estão disponíveis na chamada pública. Normas sobre a preparação do manuscrito podem ser acessadas no site da Reciis. No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: reciis@icict.fiocruz.br 

Ao submeter o trabalho, informar em comentários ao editor o dossiê para qual o artigo se destina. 

Sobre os editores convidados 

Miguel Ángel Márdero Arellano
É doutor em Ciências da Informação da Universidade da Universidade de Brasília. Trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), coordena a Rede Brasileira de Preservação Digital Serviços CARINIANA e é editor pelo Brasil do repositório internacional E-LIS. É membro do Standing Committee of Preservation and Conservation da IFLA (2017-2021). 

Andréa Gonçalves 
É doutoranda em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/Fundação Getúlio Vargas – RJ. Colabora com o ICICT/FIOCRUZ na elaboração do Plano de Preservação Digital da instituição. 

Luciana Danielli
É mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. É bibliotecária da Fundação Oswaldo Cruz, no setor da Seção de Informação do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do ICICT. Coordena a Biblioteca Virtual em Saúde - FIOCRUZ.

Acesse à chamada pública.

Voltar ao topoVoltar