Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Radar Saúde Favela debate racismo ambiental


21/07/2023

Cooperação Social da Fiocruz

Compartilhar:

Faixa escrito eles combinaram em nos matar e nós combinamos em não morrerA 23ª edição do informativo Radar Saúde Favela, editorado pela Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, apresenta o especial Racismo ambiental e climático e direito à cidade. Também são destaques os eventos climáticos e os deslocamentos forçados; as presenças indígenas em contextos urbanos; tecnologias sociais de produção de dados sobre saneamento em favelas; participação e controle social nas políticas públicas. Acesse a 23ª edição.

Radar Saúde Favela é um informativo produzido pela Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz. Gestado no primeiro ano da pandemia de Covid-19 no Brasil, o projeto foi um dos produtos da Sala de Situação Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro, vinculada ao Observatório Covid-19 Fiocruz. Estruturado com base no monitoramento ativo de fontes não oficiais, o antigo Radar Covid-19 Favela trouxe análises populares e científicas sobre a situação de saúde em territórios periféricos, visibilizando iniciativas populares de enfrentamento à pandemia no decorrer de suas 17 edições, publicadas entre agosto de 2020 e junho de 2022.

O informativo Radar Saúde Favela tem como foco produzir e difundir informações sobre a situação de saúde e da sua determinação social em favelas e periferias de centros urbanos, lançando luz sobre as diversas dimensões de precariedade que afetam de forma diferenciada as populações que habitam em territórios socioambientalmente vulnerabilizados. O material publicado resulta da formação de uma rede de interlocutores, valorizando a produção compartilhada de conhecimento, o acesso e a participação ativa de moradores de favelas e de seus movimentos sociais e o direito à comunicação pública. Lançado como uma revista digital, o Radar Saúde Favela está ancorado nos referenciais teórico, conceitual e metodológico de Promoção da Saúde e remete às diretrizes do Programa Institucional de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Fiocruz, bem como aos objetivos e metas do Projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos da Coordenação de Cooperação Social. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar