Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Publicado artigo sobre a relevância de soluções alternativas para universalização do acesso à água no Brasil (caso SALTA-z)


31/01/2022

SAS/VPAAPS

Compartilhar:

Está disponível nos anais do Encontro Nacional pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento o artigo que trata da relevância de soluções alternativas para universalização do acesso à água no Brasil (caso SALTA-z). 

A publicação faz parte dos desdobramentos da cooperação técnica desenvolvida pela Funasa e a Fiocruz (Termo de Execução Descentralizada 01/2017) e foi coordenada pelo pesquisador Dr. Gustavo Machado. Também assinam a autoria do artigo pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A pesquisa abordou o olhar dos atores envolvidos, de quatro macrorregiões brasileiras, com diferentes contextos e níveis de adesão à tecnologia. A metodologia contemplou o levantamento documental, bibliográfico e entrevistas semiestruturadas. O estudo revelou os impactos positivos e os desafios com a operação da tecnologia. Foram compreendidas a aderência à SALTA-z vinculada ao pertencimento e a percepção de escassez de água de cada comunidade.

Para visualizar o artigo clique no link: https://www.sisgeenco.com.br/anais/endhas/2021/arquivos/PG09734080733-01.pdf

Voltar ao topoVoltar