Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Podcast Fiocruz no Ar fala sobre os cuidados no consumo de carnes


17/12/2019

Por: Graça Portela (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:


Com o final do ano chegando, são comuns as confraternizações e o churrasco, tão onipresente na cultura alimentar do brasileiro, é a melhor pedida. Mas, é preciso ter cuidado no preparo e o consumo da carne. Representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) alertam para o risco que o excesso de antibióticos na criação de galinhas, porcos e vacas podem causar no organismo humano. Na pecuária, os antibióticos são utilizados para tratar doenças e também como indutores de crescimento dos animais para o abate.

No corpo humano, o excesso de antibióticos gera resistência antimicrobiana e os antibióticos podem não mais surtir efeito, podendo levar a pessoa a risco de morte ao ser infectada por uma bactéria. No caso especial da carne, por exemplo, há o risco de infecção pela salmonella, uma bactéria que pode causar desde uma intoxicação alimentar até infecções mais graves que podem levar à morte.

Você não precisa deixar de consumir o seu churrasco, mas deve tomar alguns cuidados não só com a procedência da carne, mas também com o preparo dela, como explica a professora de microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Raquel Bonelli, nesta edição do boletim Fiocruz no Ar, que tem como título Bactérias na agropecuária e os cuidados no consumo de carnes.

Sobre o Projeto Fiocruz no Ar

O Projeto Fiocruz no Ar produz podcasts para serem distribuídos para rádios interessadas em veicular – gratuitamente – informação de qualidade, tendo como referência a expertise de 119 anos da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Saúde. A distribuição do material também é feita pelo Whatsapp, para que a informação chegue a um maior número de pessoas.

O projeto é uma iniciativa da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz). Conheça os outros podcasts do projeto Fiocruz no Ar.

Voltar ao topoVoltar