Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programação de dezembro da VideoSaúde aborda a agroecologia


12/12/2019

Por: Graça Portela (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

No mês de dezembro os vídeos exibidos trazem temas, em sua maioria, voltados para a agroecologia. São temas sempre presentes, relevantes e necessários no âmbito nacional. Nos faz relembrar que a preservação ambiental integra a agenda internacional, na busca crescente de medidas para políticas de proteção ao meio ambiente.  

Em que condições as populações servidas pelas sub-bacias da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e outras igualmente degradadas, encontram a água para uso? Degradação, iniquidades socioambientais, e o [urgente] acesso universal à água são alguns dos temas problematizados pelo documentário. O vídeo É rio ou valão? Investiga as dinâmicas e interações vivas estabelecidas entre população local, governança dos territórios, políticas públicas de saneamento (ou a ausência delas), passando pelo impacto provocado pela atividade de grandes indústrias, e pelos usos populares dos recursos hídricos nessas sub-bacias hidrográficas.

Seguindo a mesma linha, o documentário Araucária fala do uso e importância da árvore para a cultura dos povos residentes na região Sul do pais.

O vídeo Nascentes, através de entrevistas, destaca o resultado da falta de água no meio ambiente.

Adolescer é um projeto levado às escolas do município de Olinda. Fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de Olinda (PE).

O vídeo Sabedoria Baniwa retrata o trabalho desenvolvido por agentes comunitários indígenas em São Gabriel, no alto do rio Negro

O documentário Prevenção em rede traz narrativas de diagnósticos e discriminação em IST/HIV/Aidsentre dos entrevistados em Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Na programação especial, o documentário Agrofloresta é mais registra experiência de organização e trabalho que se contrapõe a lógica da produção do agronegócio e o vídeo Iluminar Campinas que retrata a ação de uma rede intersetorial com propósito principal de devolver a esperança e luz para as vítimas de violência sexual.

O Programa VideoSaúde vai ao ar às 22:30, segundas-feiras pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês. Confira a programação completa no site do Icict.

Voltar ao topoVoltar