Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cursos de verão de Farmanguinhos estão com inscrições abertas


13/12/2019

Por: Viviane Oliveira (Farmanguinhos/Fiocruz)

Compartilhar:

Farmanguinhos abriu inscrições para capacitação de profissionais e alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências farmacêuticas e biológicas, química e engenharia química. As inscrições estão abertas até o dia 10 de janeiro de 2020 e as aulas acontecem entre 3 a 7 de fevereiro. Ao todo, são oferecidas 40 vagas para os cursos de “Biossegurança na P&D e Produção de Medicamentos” e Cromatografia em pesquisa e desenvolvimento de insumos para saúde.

Biossegurança na P&D e Produção de Medicamentos

Abordará o conceito de biossegurança na P&D e produção de medicamentos no que diz respeito a prevenção e a segurança da vida, na qual inclui-se procedimentos de armazenamento, esterilização, proteção individual e coletiva, normas para evitar acidentes. O curso é voltado para profissionais e alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Ciências Farmacêuticas e Biológicas, Química e Engenharia Química. Serão oferecidas 40 vagas. Os candidatos serão selecionados pelos coordenadores do curso, baseados em carta de interesse.

Dias e horário: 03/02 a 07/02, das 8h30 às 12h

Programação

Dia 1 – Introdução à Biossegurança
Pré-teste (15 min)
Competências da Biossegurança (risco x perigo)
Segurança Química

Dia 2 – Boas Práticas Laboratoriais – BPL
Conduta laboratorial
Uso de equipamentos
Proteção respiratória – Uso de EPIs

Dia 3 – Contenção
Barreiras de contenção primária e secundária
Arquitetura laboratorial – P&D e Produção de Medicamentos

Dia 4 – Níveis de Biossegurança
Agentes biológicos
OGM 

Dia 5 – Gestão de Resíduos, Homem e Meio ambiente
Importância do sistema de gerenciamento de resíduos
Classificação dos resíduos de laboratório
Níveis de atenção
Alternativas para a redução da geração de resíduos de laboratórios
Inscrições

Cromatografia em pesquisa e desenvolvimento de insumos para saúde

Destinado a profissionais e alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Ciências Farmacêuticas e Biológicas, Química e Engenharia Química, o curso abordará as principais técnicas cromatográficas utilizadas para a P&D e controle da qualidade na produção de medicamentos. Serão oferecidas 40 vagas e os candidatos serão selecionados pelos coordenadores do curso, baseados em carta de interesse.

Dias e horário: 03/02 a 07/02, das 13h às 16h30

Programação

Dia 1 – Introdução a técnicas cromatográficas: Histórico; processo cromatográfico; principais tipos de cromatografia; aplicações em P&D e na produção de medicamentos.

Dia 2 – Técnicas cromatográficas para isolamento e purificação de metabólitos primários: Noções de química de proteínas, carboidratos e lipídeos; cromatografia clássica e seus princípios; aplicações da cromatografia em análises de proteínas. 
Cromatografia em camada delgada (CCD): Princípios; análise de metabólitos primários e secundários; aplicações P&D e insumos para saúde.

Dia 3 – Cromatografia com fase gasosa (CG): O cromatógrafo à gás; técnicas de introdução de amostras; eluição e separação em CG; detectores; derivatização de amostras; aplicações em P&D e controle da qualidade na produção de medicamentos.

Dia 4 – Cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE): O cromatógrafo de CLAE; eluição e separação em CLAE; detectores em CLAE; aplicações em P&D e controle da qualidade na produção de medicamentos.

Dia 5 – Cromatografia de Contra Corrente (CCC): noções teóricas de CCC; cromatógrafo de CCC, aplicações em P&D e insumos para saúde.
Inscrições

Mais informações:
E-mail: educacao@far.fiocruz.br
Telefone: 3348-5058

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar