Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

PITSS participa de Caravana do Bem Viver em Angra (RJ) 


18/07/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

O Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS) da Fiocruz apoiou a realização e participou da primeira Caravana do Bem Viver que aconteceu entre os dias 20 e 24 de junho, em Angra dos Reis (RJ), promovida pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parceria entre a Fiocruz e o Fórum de Comunidades Tradicionais. As Caravanas têm como objetivo ampliar a atuação do OTSS em sete territórios do litoral sul fluminense e norte paulista a partir da articulação com comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas e indígenas. A iniciativa compreende a saúde a partir da ecologia de saberes, onde o conhecimento científico e tradicional se complementam. Bem-estar, equilíbrio, justiça, cidadania e a união do tripé biológico, social e afetivo são determinantes para a construção de territórios sustentáveis e saudáveis. 


Abertura da Caravana do Bem Viver em Angra na sede da Associação dos Moradores da Vila Histórica de Mambucaba. | Foto: Eduardo Napoli

Além do apoio, o PITSS promoveu, junto com representantes do OTSS, do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (CEPEDES/Fiocruz), a Oficina de Trabalho sobre Gestão de Riscos de Desastres e Comunidades Tradicionais, que teve início na manhã da terça (21), às 9h30, na Praça Vereador Carlos Alberto Tavares Carneiro em Monsuaba. A atividade contou com um primeiro bate papo introdutório sobre o tema que foi conduzido pela urbanista Andréa Vasconcellos, coordenadora Executiva do PITSS, e Leonardo Freitas, coordenador de Governança e Gestão do OTSS). 


Oficina de Trabalho sobre Gestão de Riscos de Desastres Ambientais e Comunidades Tradicionais na Faculdade de Educação da UFF - Angra. | Foto: Andrew Costa

Após a conversa inicial, o grupo caminhou para áreas afetadas por desastres socioambientais na região e depois se reuniu na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) para discutir conceitos básicos relacionados aos riscos de desastres e a relação entre o zoneamento municipal de Angra dos Reis, parte integrante do Plano Diretor (PD) da cidade, e a gestão do risco de desastres associados a deslizamentos e inundações, com destaque para o desastre ocorrido recentemente nos meses de março e abril de 2022. Andréa Vasconcellos também apresentou o zoneamento do PD em Monsuaba e explicou como ele se relaciona com a ocupação e uso do território. Além disso, destacou a importância da participação popular da comunidade na discussão realizada pela Câmara Municipal e fiscalização para que o PD seja respeitado pelo poder público. 


Grupo do GT caminhou por áreas afetadas por desastres socioambientais em Monsuaba | Foto: Eduardo Napoli

Sérgio Willian, o "Tico", líder comunitário de Monsuaba que perdeu sua esposa e filho em um dos desastres na região, destacou que atividades como a do grupo da Oficina de Trabalho são muito importantes: "Esse tipo de estudo e trabalho precisa ser feito para que outras pessoas não sofram o que sofri. É necessário encaminhar isso para as autoridades e cobrar medidas efetivas". 


Coordenadora Executiva do PITSS explica como é organizado o zoneamento do município para discussão do plano diretor da cidade. | Foto: Andrew Costa

Além da Oficina de Trabalho sobre Gestão de Riscos de Desastres e Comunidades Tradicionais, a Caravana do Bem Viver em Angra também contou com o III Encontro de Justiça Socioambiental, a reunião da Comissão Político Pedagógica (CPP), o lançamento da Rede de Formação Socioambiental do Projeto Redes, o Encontro de Cultura Guarani, a Partilha de Turismo de Base Comunitária e o Encontro de Integração entre a Romaria da Terra e das Águas e o Projeto Ará. 


Reunião da Comissão Político Pedagógica (CPP) do Projeto Redes. | Foto: Andrew Costa

As Caravanas do Bem Viver são uma forma da Fiocruz materializar seu planejamento estratégico de estar próxima aos movimentos sociais, comunidades tradicionais para pensar a saúde e a sustentabilidade nos diversos territórios. Além de Angra, as Caravanas também passarão por São Sebastião, Caraguatatuba, Mangaratiba, Ilhabela, Paraty e Ubatuba, encerrando com o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes. Além do OTSS e do FCT, as Caravanas do Bem Viver também contam como o apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Comissão Guarani Yvyrupá (CGY), Fiotec, Petrobras, Ibama, Rede Nhandereko e do Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Fiocruz, o PITSS. 

 

Voltar ao topoVoltar