Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

PITSS fortalece articulação interinstitucional em agendas voltadas para territórios saudáveis e sustentáveis


13/12/2021

SAS/VPAAPS

Compartilhar:

O Programa Institucional Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS) foi apresentado no 1º Seminário “Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis: desafios atuais e futuros” realizado no mês de outubro. O seminário foi organizado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e um conjunto de parceiros, incluindo a Fiocruz. 

O objetivo do seminário foi retomar o movimento iniciado no país na década de 90 e refletir sobre as lições aprendidas e êxitos alcançados a partir de análises conjunturais e fomentar a formação de redes colaborativas entre diversos segmentos da sociedade em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável.

O PITSS também foi apresentado na 1ª Conferência Latino-Americana de Saúde e Educação Ambiental: das mudanças climáticas à qualidade de vida nas cidades”, durante a mesa “Soluções de Políticas Públicas e Institucionais para Cidades Saudáveis e Sustentáveis”. O intuito foi fortalecer redes de pesquisa e ensino, além de fomentar o diálogo de diferentes saberes, estimulando a formação entre especialistas em diversos campos relevantes para as cidades. O evento foi realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC / Fiocruz) e o Núcleo Latino Americano da Rede de Pesquisa em Mudanças Climáticas Urbanas, em novembro de 2021.

Foram discutidas políticas públicas com propostas efetivas de intervenção para melhoria de qualidade ambiental, geração de produtos educativos relevantes e uma melhor integração da sociedade com o ambiente acadêmico.
Durante as apresentações do programa, foi destacado o edital Territórios Sustentáveis e Saudáveis no contexto da pandemia COVID-19, organizado pelos programas PITSS e Inova Fiocruz. Foram 60 projetos submetidos e 13 aprovados, que serão desenvolvidos até 2023. A ideia é induzir pesquisas da Fiocruz com ações territorializadas para promoção da saúde e sustentabilidade.

O PITSS visa a indução, articulação e fortalecimento de ações territorializadas que promovam saúde e sustentabilidade nos territórios, a partir da integração de saberes e práticas sobre a determinação socioambiental da saúde e a integralidade aspiracional da Agenda 2030 da ONU. 

São objetivos do programa a geração e o compartilhamento de conhecimentos sobre territórios sustentáveis e saudáveis (TSS), a sistematização, apoio e articulação das experiências institucionais relacionadas ao tema, a indução e o fomento de ações institucionais no campo do TSS. Prevê também a articulação com outras agendas coerentes com o tema, a criação de redes de TSS, a consolidação de boas práticas que promovam TSS e o apoio à formulação e implementação de políticas públicas que dialoguem com o tema.

Voltar ao topoVoltar