Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadores da Fiocruz vencem Prêmio Fundação Conrado Wessel


11/06/2014

Fonte: CCS/Fiocruz

Compartilhar:

O pesquisador emérito da Fiocruz e ex-diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), José Rodrigues Coura, e o vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviço de Referência da Fiocruz Rondônia, Luiz Hildebrando Pereira da Silva, foram vencedores da 12ª edição do Prêmio Fundação Conrado Wessel (FCW). A cerimônia do prêmio foi realizada na última segunda-feira (9), em São Paulo. Todos os anos, a Fundação Conrado Wessel reúne representantes de agências de fomento, órgãos militares e entidades centenárias para eleger os profissionais e as organizações de destaque do país, nas seguintes categorias: Arte, Ciência, Medicina e Cultura.

Coura foi vencedor na categoria Medicina. Chefe do Laboratório de Doenças Parasitárias e pesquisador emérito da Fiocruz, participou da criação de dois cursos de Pós-Graduação do Instituto Oswaldo Cruz: Biologia Parasitária e Medicina Tropical. Já Hildebrando recebeu o prêmio na categoria Ciência. Pesquisador honorário da Fiocruz, é coordenador da Pós-Graduação em Biologia Experimental da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), conselheiro da Capes e do Conselho Superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) da Presidência da República.

A arqueóloga Niède Guidon, reconhecida especialmente por seus trabalhos no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, foi vencedora na categoria Cultura. Niède também desenvolve trabalhos em parceria com a Fiocruz.

O Prêmio FCW

Participam da comissão julgadora do Prêmio FCW instituições de grande porte, como a Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Academia Brasileira de Letras (ABL), dentre outras. Os critérios e normas são estabelecidos em regulamento específico pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Curador. Os agraciados recebem o Troféu FCW, além de um prêmio em dinheiro.

 

Voltar ao topoVoltar