Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadora da Fiocruz Bahia participa de evento internacional sobre mudança climática


19/12/2018

Fonte: Fiocruz Bahia

Compartilhar:

Nelzair Araujo apresentando sua pesquisa no evento
A pesquisadora da Fiocruz Bahia Nelzair Araujo Vianna recebeu o convite do líder climático americano, Al Gore, chairman do The Climate Reality Project, para participar como cientista e líder climática brasileira do 24 Hours Of Reality. Entre os dias 3 a 4 de dezembro, Nelzair mostrou os resultados da sua pesquisa sobre a poluição do ar de Salvador e seus efeitos sobre a saúde. Este ano, o tema do evento anual foi Por que a crise climática se tornou uma crise de saúde, apresentando diversos contextos da realidade climática, através de discussões com cientistas, comunidades locais de diversas partes do mundo. Participaram do evento, transmitido ao vivo, durante 24 horas, líderes, cientistas, pensadores, políticos e artistas de 24 países, sendo uma hora dedicada a cada.

“Me senti muito honrada em receber esse convite, especialmente pela oportunidade de apresentar resultados de pesquisa realizada em Salvador para um evento com alcance global, assistido por milhares de pessoas”, comentou Nelzair. Para a pesquisadora, o convite é o reconhecimento de que “estamos no caminho onde valorizamos o agir local com pensamento global, sobretudo entendendo que a crise climática depende do diálogo intersetorial, envolvimento de stakeholders (ciência, comunidade e tomadores de decisão)”, completou.

A pesquisadora foi destacada como líder climática brasileira, certificada pelo Corpo de Liderança do The Climate Reality Project. Nelzair ressaltou o processo de análise de riscos em estudo realizado durante três anos consecutivos, no carnaval de Salvador. Neste trabalho, foi demonstrado que, após evidencias cientificas, houve um processo de tomada de decisão relacionada ao gerenciamento das fontes emissoras, a partir de políticas adotadas por decreto municipal para o monitoramento dessas emissões, bem como a mudança do combustível dos trios elétricos do carnaval para o biodiesel.


Nelzair Araújo recebeu o convite do líder climático americano, Al Gore, chairman do 'The Climate Reality Project'*

Resultados dos seus estudos também contribuíram para, posteriormente, adotar medidas para melhorar a qualidade do ar na cidade, como a substituição de parte da frota de ônibus com padrão de emissão Euro VI, que passou a circular na cidade em 2015. “Como representantes da ciência, buscamos evidências científicas que possam dar suporte para o gerenciamento de riscos em contextos locais.adotando ações para combate às mudanças climáticas”, afirmou.

No dia 4 de dezembro, a pesquisadora organizou a Watch Party 24 hours of Reality, um evento para acompanhar a exibição do seu momento no vídeo, durante a transmissão online. Além das evidências, foram discutidas soluções para o gerenciamento da crise climática. Após a transmissão ao vivo de Al Gore, a pesquisadora foi mediadora de uma Roda de Conversa local sobre Clima, que abordou experiências de cidadãos ativos nas suas vizinhanças envolvidos com o tema, finalizando com coquetel solidário e mostra de talentos musicais.

Confira no site da Fiocruz Bahia um vídeo sobre o trabalho apresentado.

* Imagem retirada do vídeo 24 Hours of Reality

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar