Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nova edição da Revista Radis traz especial sobre água e saúde


03/12/2014

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

A revista Radis 147 já está disponível on-line. A edição traz uma série de reportagens relacionadas ao uso da água potável. No editorial, Rogério Lannes Rocha, editor-chefe da revista, lembra que o Brasil abriga 12% da água potável do mundo, o que coloca o país como possível solução para o problema da escassez e também no centro das disputas que se dão em torno da água.

Uma das reportagens da revista, assinada por Ana Cláudia Peres, lembra uma declaração recente do presidente da Nestlé, para quem a privatização da água traria a consciência de sua importância para a sociedade, e a opinião de Gilberto Cervinski,  coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Ouvido na mesma reportagem, Cervinski lembrou que as experiências de privatização da água se mostraram desastrosas, principalmente para os mais pobres. A crise de abastecimento em São Paulo é outro tema da revista. O texto lembra que fatores naturais determinaram a crise hídrica, mas que a mesma tem sido mal gerida no estado.

Além do intenso debate em torno do tema da água, a revista Radis de Dezembro traz ainda a cobertura do 9° Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que entre outros temas, discutiu o uso de dados em bases eletrônicas em grande escala, os chamados Big Data. Já a cobertura do 11º Encontro Nacional de Economia da Saúde e do 6º Encontro Latino-Americano de Economia da Saúde destaca que o mote dos dois eventos foram as consequências da crise econômica mundial na saúde da população.

Voltar ao topoVoltar