Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisador do GT Águas e Saneamento da Fiocruz lança livro sobre direitos humanos à água e ao saneamento


29/03/2022

SAS/VPAAPS

Compartilhar:

O pesquisador do Grupo de Trabalho Águas e Saneamento da Fiocruz, Léo Heller, é o autor do livro The Human Rights to Water and Sanitation (Os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento), publicado pela Editora da Universidade de Cambridge. Em maio a obra estará disponível na versão em inglês e a Editora Fiocruz lançará a versão em português, no mês de junho.

No livro, o ex-relator especial sobre os direitos humanos à água e ao saneamento das Nações Unidas, Léo Heller, baseado na sua pesquisa realizada em nove países, entre 2014 e 2020, apresenta uma análise das questões teóricas, jurídicas e políticas envolvidas e revela por que alguns grupos ao redor do mundo ainda estão excluídos desses direitos. 

A publicação tem 400 páginas e está dividida em quatro partes. A primeira faz um levantamento histórico da temática. A segunda parte revela os fatores, principalmente externos ao setor de água e saneamento, que moldam as políticas públicas e explicam por que indivíduos e grupos são incluídos ou excluídos do acesso aos serviços. Na terceira parte, são apresentas as políticas públicas pautadas na realização dos direitos humanos à água potável e ao saneamento. A última parte destaca populações e aspectos da vida que têm sido negligenciadas nos esforços para promover o acesso aos serviços.

Saiba mais sobre a publicação: http://www.cpqrr.fiocruz.br/pg/pesquisador-da-fiocruz-minas-lanca-livro-sobre-direitos-humanos-a-agua-e-ao-saneamento/

Voltar ao topoVoltar