Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Palestras inaugurais dialogam com Ciência Aberta


25/03/2019

Por: Comunicação GTCA

Compartilhar:

As atividades dos Programas de Pós-Graduação da Fundação Oswaldo Cruz se iniciam no mês de março e diversas unidades promovem atividades de acolhimento e aulas inaugurais. Entre elas, duas unidades, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e a Fiocruz Pernambuco, promovem debates que dialogam com a Ciência Aberta.

Crédito da foto: Gutemberg BritoNo IOC, a Semana de Abertura do Ano Acadêmico 2019, promoveu, no dia 15 de março, a palestra ‘Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, 110 anos depois: abertura de dados, integridade, reprodutibilidade e outros desafios contemporâneos para autores e revistas científicas”, realizada pelo editor da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Adeilton Brandão. 

Além de apresentar um pouco da trajetória de 110 anos do periódico e seus investimentos para a internacionalização, combate ao plágio e promoção do Acesso Aberto, Adeilton salientou que a disponibilidade imediata de conteúdo, o compartilhamento aberto de dados e a revisão aberta por pares aceleram o avanço do conhecimento, facilitam a reprodução dos trabalhos científicos e melhoram a qualidade da publicação científica. No entanto, o grande desafio é a transição da ideia de detenção individual das informações e dados para o uso responsável como um bem bem público - o que demanda uma nova cultura científica.

O diretor do Programa SciELO/FAPESP, Abel Packer, moderador da palestra, ressaltou que a perspectiva da Ciência Aberta conduz a o aperfeiçoamento dos periódicos que compõem a Rede Scielo com foco na profissionalização, internacionalização e sustentabilidade. Segundo Parker, a adoção dos pré-print promoverá a desintermediação no processo de comunicação científica, reorientando os periódicos para a gestão de meios globais e interativos de comunicação científica, além de atuar como validadores. (Confira a cobertura completa na nota do IOC)

AulaInaugural 2019Já a Fiocruz Pernambuco promove dia 29 de março, às 10h, a aula inaugural “Integrando grandes bases de dados (‘big data’) para a pesquisa em saúde: potenciais avanços e limitações” do pesquisador da Fiocruz Bahia Maurício Lima Barreto, fundador e coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs). A aula inaugural, realizada no âmbito da Pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública e em Biociências e Biotecnologia em Saúde, será realizada no auditório Frederico Simões Barbosa e é aberta ao público.

 

Crédito da foto: Gutemberg Brito

Voltar ao topoVoltar