Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Orquestra da Fiocruz conquista Prêmio Maestro Guerra-Peixe


27/10/2020

Por: Luiz Pistone (Fórum Itaboraí / Fiocruz)

Compartilhar:

A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) conquistou, na última quinta-feira (22/10), o Prêmio Maestro Guerra-Peixe, o mais importante reconhecimento do cenário cultural em Petrópolis. O projeto do Fórum Itaboraí, que já havia concorrido ao prêmio em 2014, foi o vencedor na categoria música erudita.

Criado em 2009 com o objetivo de incentivar e valorizar os principais agentes culturais do município, o prêmio é concedido pela Prefeitura de Petrópolis através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes aos projetos, artistas e produções culturais que mais se destacam ao longo do ano.

“Ao longo destes quase oito anos, a orquestra vem se consolidando e amadurecendo. Nessa trajetória, reafirmamos nossa missão de proporcionar caminhos e perspectivas mais saudáveis também para os nossos jovens, reduzindo as desigualdades e ampliando o acesso aos direitos. Por isso, através da orquestra, trabalhamos para apoiar o desenvolvimento desses jovens para que possam não só se envolver com a música, mas terem-na também como profissão, caso desejem”, explica Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí. “A jornada que levou a orquestra a tal reconhecimento já é por si um processo de muitas conquistas, com destaque para os jovens, claro, mas que envolve também suas famílias, maestro e professores, a coordenação do projeto, toda equipe do Fórum Itaboraí e apoiadores da OCPIT. Esse reconhecimento nos alegra, entusiasma e fortalece o compromisso de todos nós com a promoção da saúde por meio da música e nos faz celebrar, ainda mais, a comunidade de aprendizagem que é a Orquestra”, complementa Rosenberg.

O documentário "Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí: Promovendo Arte, Cultura e Saúde" conta a história do projeto e apresenta o trabalho desenvolvido

Para Celso Frazen Júnior, Maestro e coordenador pedagógico da OCPIT, o prêmio chega aos alunos e proferssores como um fôlego novo diante de uma pandemia que tornou tudo mais difícil. "É a coroação de todo um trabalho que começou no ano de 2013".

Em sua décima primeira edição, o Prêmio Maestro Guerra-Peixe foi realizado em um formato diferente devido à pandemia de Covid-19. Sem a possibilidade da tradicional cerimônia de entrega das estatuetas, o anúncio dos vencedores foi realizado através de transmissão pelo canal oficial da premiação no YouTube.

Conheça os indicados e vencedores.

Voltar ao topoVoltar