Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa de Conferência Global sobre sustentabilidade


26/10/2020

Por: Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A quarta Conferência Global em Tecnologia e Inovação Sustentável (G-STIC) ocorre este ano pela primeira vez de forma totalmente virtual e gratuita. De 26 a 28 de outubro, líderes de diversas áreas estarão reunidos para discutir temas de impacto para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre os palestrantes, estão o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, representantes de governos europeus e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

O evento é organizado pelo Instituto Flamengo de Pesquisa Tecnológica (Vito) em conjunto com sete outras instituições de pesquisa independentes de diferentes continentes, entre elas a Fiocruz. A Fundação é a única representante latino-americana e a responsável pelo eixo de saúde do evento, um dos seis grandes temas identificados como prioritários pelas instituições parceiras.

A proposta é identificar, reunir e apresentar exemplos de soluções tecnológicas inovadoras prontas para entrar no mercado. Os organizadores do evento acreditam que muitas destas soluções já existem, só precisam ser implementadas em larga escala para ter um grande impacto no rumo do desenvolvimento sustentável.

Para isso, o evento se organiza em sete temas prioritários e três temas transversais. As sessões se dividirão em saúde, clima, educação, energia, alimentação, água e oceanos. Além disso, economia circular, juventude e CT&I devem permear todas as discussões como temas interdisciplinares.

Na área de saúde, coordenada pela Fiocruz, as sessões terão como temas a qualidade do ar e seu impacto na saúde, os principais consórcios de tecnologia para prevenção e tratamento de Covid-19, revolução digital e tecnologias sociais para controle de pandemia, resiliência social, monitoramento e previsão da qualidade do ar e roteiros de CT&I como uma ferramenta para criar preparação e resiliência para Covid-19 e futuras crises de saúde.

Além disso, uma sessão da plenária, no dia 28, vai abordar a ligação entre saúde e economia e clima após a Covid-19. O coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 vai apresentar a sessão, que contará com a apresentações da presidente da Fiocruz, da cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, do diretor da Global Water, Anthony Bud Rock, do diretor-geral da Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (CDC China), Gao Fu, e do ministro de Ciência e Tecnologia de Portugal, Manuel Heitor.

Serviço: 
Conferência Global em Tecnologia e Inovação Sustentável (G-STIC)
Data: 26 a 28 de outubro
Inscrições abertas durante todo o evento.

Sessões de Saúde
26/10 (segunda-feira)
7h30 – 9h - Qualidade do ar e seu impacto na saúde
11h15 – 12h45 - Principais consórcios de tecnologia para prevenção e tratamento de Covid-19
13h – 14h30 - Revolução digital e tecnologias sociais para controle de pandemia

27/10 (terça-feira)
7h30 – 9h - Monitoramento e previsão da qualidade do ar
13h – 14h30 - Roteiros de CT&I como uma ferramenta para criar preparação e resiliência para Covid-19 e futuras crises de saúde

28/10 (quarta-feira)
10h30 – 12h – Plenária – Olhando além da Covid-19: Caminhos integrados para abordar saúde, economia e clima

Veja a programação.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar