Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Obsma lança ebook em evento que celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência


12/02/2021

Por Samantha Mahara Martynowicz (Obsma/Fiocruz)

Compartilhar:

Na próxima sexta-feira (12/11), a partir das 10h, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) marcará presença no evento online da Fiocruz, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Durante a mesa virtual “Menina hoje, cientista amanhã: encontro de gerações” a Obsma fará o lançamento do e-book Menina Hoje, Cientista Amanhãdesenvolvido com o objetivo de fortalecer a igualdade de gênero na ciência.

O Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã, criado na 10ª edição da Obsma a fim de selecionar um trabalho ou projeto inscrito na Olimpíada e desenvolvido exclusivamente por alunas e professoras do gênero feminino, foi o pontapé inicial para a criação do livro em formato digital.

Inspirado nesta iniciativa, o ebook traça um panorama sobre a presença feminina dentro da Fiocruz, enfatizando trajetórias como a de Nísia Trindade Lima, a primeira mulher eleita presidente na história da Fiocruz. A publicação também traz uma reflexão sobre a desigualdade de gênero na ciência e destaca diversos projetos desenvolvidos na instituição, com o propósito de quebrar as barreiras do preconceito e ampliar a equidade.

O material organizado pela Coordenadora Nacional, Cristina Araripe, em conjunto com João Boueri e Valentina Leite, ficará disponível gratuitamente na aba Midiateca, no site da Olimpíada, e servirá como fonte de inspiração a todas as jovens e meninas que sonham em ingressar na carreira científica. Além disso, o livro digital foi pensado de forma totalmente interativa, contendo links que direcionam para sites e entrevistas exclusivas em vídeo.

Assista aqui ao lançamento do ebook.

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Sabendo da importância dessa data para o fortalecimento do gênero feminino na ciência, a Fiocruz organizou um evento online nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2021. A programação aberta ao público terá início no dia 11 de fevereiro, às 10h, com o lançamento do vídeo dedicado ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência na Fiocruz e com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, na primeira mesa virtual.

A ocasião será marcada por debates e contará com a participação de diversas pesquisadoras. Todas as atividades serão transmitidas ao vivo por meio do canal da Fiocruz no Youtube e terão tradução em libras.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar