Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro "Vozes Indígenas na produção do conhecimento: para um diálogo com a saúde coletiva" conta com apoio da VPAAPS e já pode ser acessado gratuitamente


28/07/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Está disponível no site da Hucitec Editora o livro, de forma gratuita, o livro "Vozes Indígenas na produção do conhecimento: para um diálogo com a saúde coletiva", organizado pelo Coletivo Vozes Indígenas na Saúde Coletiva e publicado pela Hucitec Editora e pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), com apoio da área de Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (Vpaaps/Fiocruz).  

Construída com participação e colaboração de pesquisadores e lideranças indígenas, a obra é uma importante referência no campo da produção de conhecimento na área da saúde indígena no Brasil. A iniciativa é coordenada por um conselho editorial e pareceristas indígenas e é resultado de uma chamada pública realizada em 2020.

A publicação reúne 21 capítulos, organizados em 3 partes. A primeira parte, Indígenas mulheres e experiências de cuidado, mostra o protagonismo das mulheres indígenas e as formas de cuidado a partir dos territórios indígenas. A segunda parte, Saberes e memórias nos territórios e nas políticas, apresenta contribuições que aprofundam memórias de luta nos territórios pelos direitos indígenas. A última seção, Estratégias de enfrentamento e cuidado na pandemia da Covid-19, traz reflexões e experiências vividas pelos indígenas diante dos impactos da Covid-19 e suas estratégias de enfrentamento.

Voltar ao topoVoltar