Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro da Editora Fiocruz é lançado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Saúde de Migrantes e Refugiados Autógrafos

06/11/2019

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) recebeu, no dia 5 de novembro, o lançamento de Saúde de Migrantes e Refugiados, título da coleção Fazer Saúde da Editora Fiocruz. As autoras do livro, Deisy Ventura e Veronica Yujra, participaram do evento, realizado no auditório Paula Souza e organizado pelo Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP/USP.  

Além da sessão de autógrafos e da apresentação do livro, as autoras realizaram um debate com a convidada Sylvia Duarte Dantas, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina, vinculada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Dantas coordena o Núcleo de Pesquisa Contato entre Culturas, Imigração, Saúde Mental e Interculturalidade. O evento contou com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa), que reúne pesquisadores das Faculdades de Saúde Pública e de Direito da USP.

Saúde de Migrantes e Refugiados levanta uma das questões mais urgentes da contemporaneidade: a mobilidade humana internacional e as condições de saúde de migrantes e refugiados no Brasil e em diversas partes do mundo. Com um enfoque atualizado e preciso sobre o tema, o título é "fruto da produção híbrida de uma migrante boliviana e trabalhadora do Sistema Único de Saúde e de uma pesquisadora de alto nível no fascinante campo da saúde global", destaca o professor e pesquisador Paulo Buss, ex-presidente da Fiocruz.
Doutora em Direito Internacional pela Universidade de Paris I Pantheón-Sorbonne (França), Deisy Ventura é professora titular do Departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP e docente permanente do Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade. Veronica Quispe Yujra é cirugiã-dentista, mestre e doutoranda em Patologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e fundadora do coletivo Sí, Yo Puedo!, espaço de acolhimento que promove a integração de migrantes em São Paulo. 

O livro e a coleção Fazer Saúde
Em cinco capítulos, as pesquisadoras abordam a situação atual da mobilidade humana no mundo e da imigração no Brasil, a saúde como um direito humano para as comunidades de migrantes e refugiados, além de resumos sobre as experiência realizadas na Secretaria de Saúde do município de São Paulo, que, em 2016, contemplou rodas de conversas e sensibilização entre gestores e trabalhadores da saúde em unidades com grande fluxo de migrantes internacionais.   

A coleção Fazer Saúde pretende contribuir para a qualificação de profissionais, pesquisadores e gestores do SUS, estimulando o diálogo entre conhecimentos científicos, educação, inovações tecnológicas, saberes e práticas em saúde. A obra vai ao encontro dos preceitos da coleção, destacando a necessidade de acolhimento aos migrantes e refugiados como um fator de enriquecimentos para a sociedade, expressando, portanto, um projeto de fortalecimento de um SUS multicultural, "um SUS que respeite, que acolha e cuide de todo e qualquer tipo de diferença humana", defendem as autoras.
 

Voltar ao topoVoltar