Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Autora de 'Saúde de migrantes e refugiados' lança o livro em evento no Rio de Janeiro

Saúde de migrantes e refugiados

12/09/2019

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Novo livro da Editora Fiocruz, "Saúde de migrantes e refugiados", título da coleção Fazer Saúde, participou de mais um evento de lançamento. Após um pré-lançamento no Museu da Imigração, em São Paulo, com debate entre as autoras, a obra foi apresentada no dia 13 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).  

O lançamento integrou a programação do evento "X Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello | Entre Hospitalidade, Hostilidade e Resistência: questionando fronteiras, categorias e dilemas na migração forçada na América Latina".

Uma das autoras, a professora Deisy Ventura, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), autografou exemplares do livro e conversou com estudantes, docentes e pesquisadores que prestigiaram o evento. 

A autora também compôs um dos painéis do seminário. Na mesa intitulada "Populações migrantes em situação de vulnerabilidade: proteção, acolhimento e integração", Deisy apresentou a obra - que tem a pesquisadora Veronica Yujra como coautora - e reforçou a importância da defesa dos direitos de migrantes e refugiados.   

Com entrada gratuita, o evento foi organizado e coordenado pelas cátedras Sérgio Vieira de Mello de quatro instituições do Rio de Janeiro: PUC-Rio, Universidade Federal Fluminense (UFF), Fundação Casa de Rui Barbosa e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Desde 2003, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) implementa a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) em cooperação com centros universitários nacionais e com o Comitê Nacional para Refugiados (Conare).

Voltar ao topoVoltar