Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Legislação Ambiental e Saúde é o tema do Sala de Convidados


27/04/2022

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

Dentro e fora do Congresso Nacional há uma intensa movimentação, novamente, em torno de mudanças na legislação ambiental. Deputados e senadores de um lado debatem alterações em projetos de lei existentes. A sociedade civil organizada do outro manifesta grande preocupação com os rumos da discussão em Brasília. Uma discussão em que não deveria existir lados e sim um consenso sobre o que é fundamental para a proteção ao meio ambiente que favoreça a saúde e a vida. 

É importante entender o que está em jogo. O Sala de Convidados traz o tema com apuração, reportagens, entrevistas e a conversa ao vivo entre pesquisadores da área. No programa desta quinta-feira (28/4), será explicado cada um dos três projetos de lei com mudanças em tramitação, além do impacto na saúde com as alterações propostas. São eles, o Projeto de Lei (PL) 6.299 de 2002, que amplia o uso de agrotóxicos e revoga a lei atual; o PL 2.633 de 2020, em que ficam estabelecidos novos critérios para a ocupação em áreas da União; e o PL 2.159 de 2021, que flexibiliza o licenciamento ambiental.

Discutir o tema é incluir também o que vem acontecendo com as populações indígenas no Brasil secularmente. Parece assunto antigo, mas a recorrência demonstra a importância e urgência que o tema exige. Nas duas matérias do programa há depoimentos de membros de comunidades indígenas e duas advogadas sobre o que ocorre quando esses territórios são invadidos, desrespeitando o direito dos povos originários à terra. 

A apresentadora Yasmine Saboya conversa ao vivo e a distância, nesta quinta-feira (28/4), das 11h às 12h, com o sanitarista e assessor da vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS), André Burigo; o médico e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Paulo Basta; e o agrônomo e pesquisador do Centro de Estudos do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/Fiocruz), Luiz Cláudio Meirelles. 

Você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube e Twitter) ou pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo.

Sala de Convidados - legislação ambiental e saúde

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar