15/07/2020
Por: Penélope Toledo (INCQSQ/Fiocruz)
O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) tem três representantes na Rede Nacional de Laboratórios de Controle Biológico (WHO-NNB) da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Rede consiste em uma plataforma para colaboração e intercâmbio técnico sobre controle e garantia da qualidade de vacinas ou outros medicamentos biológicos.
Os profissionais do Instituto que compõem a rede são o diretor Antonio Eugenio de Almeida, a coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT-PB), Maria Aparecida Boller, e a integrante do Instituto no Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/ Fiocruz), Eleonora Vasconcellos.
Maria Aparecida Boller explica que é importante ao INCQS participar, pois este intercâmbio proporciona o compartilhamento de informações técnicas e de qualidade relacionadas a produtos pré-qualificados, bem como o acesso e a disponibilidade de vacinas pré-qualificadas ou outros medicamentos biológicos, reduzindo assim os testes redundantes.
“Além disso, é uma oportunidade para promovermos o desenvolvimento de normas comuns harmonizadas e de compartilharmos as melhores práticas”, completou.
Criada em 2016 em reunião da OMS na Holanda, a Rede é composta por 21 laboratórios nacionais de controle de vacinas responsáveis pelo teste de vacinas pré-qualificadas.
Mais em outros sítios da Fiocruz