Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IOC promove a 2ª Jornada Brasileira de Equinococoses/Hidatidoses (8 e 9/12)


07/12/2021

Max Gomes (IOC/Fiocruz)*

Compartilhar:

Nos dias 8 e 9 de dezembro, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza a 2ª Jornada Brasileira de Equinococoses/Hidatidoses – 2021. O evento reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros para discutirem amplamente questões relacionadas a essas doenças encontradas em diversas regiões pelo mundo e que são consideradas zoonoses negligenciadas emergentes no Brasil.

A iniciativa será realizada on-line, devido ao distanciamento social em resposta à pandemia da Covid-19, e contará com transmissão ao vivo pelo Canal do IOC no YouTube.

Ao longo dos dois dias de evento, serão abordados tópicos como o cenário atual das hidatidoses no Brasil, equinococose neotropical humana, diagnóstico laboratorial, interações parasito-hospedeiro, detecção de parasitos com potencial zoonótico e o ensino lúdico como estratégia de prevenção às equinococoses humanas e helmintíases intestinais no contexto escolar rural.

As equinococoses, também conhecidas como hidatidoses, fazem parte de um grupo de infecções conhecidas como zoonoses – doenças que se originam em animais, mas podem ser transmitidas para os seres humanos. Os animais hospedeiros abrigam os platelmintos do gênero Echinococcus em seus intestinos e evacuam os ovos desses parasitas que, se vierem a ser ingeridos por humanos, podem se desenvolver em larvas em vários órgãos, sendo mais comum no fígado e nos pulmões.

As inscrições para o encontro devem ser realizadas por meio do Campus Virtual Fiocruz. Confira a programação:

* Edição: Vinicius Ferreira

Voltar ao topoVoltar