Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Integrantes da VPAAPS participam do curso "A Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul"


02/02/2023

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Em sua 6ª edição, o curso internacional A Saúde Coletiva em Diálogos com Epistemologias do Sul, realizado de 23 a 27 de janeiro, na Fiocruz Ceará, reuniu de forma presencial oito integrantes da Coordenação de Ambiente e do Programa Institucional Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS), ambos da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS); além de estudantes de vários estados do Brasil. 

Foto divulgação Fiocruz Ceará

Sob a ótica da perspectiva da Saúde Coletiva, o curso teve por objetivo aprofundar as discussões em torno dos estudos pós-coloniais e da obra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, sintetizados na proposição das Epistemologias do Sul. 

As Epistemologias do Sul criticam a tripla dominação (capitalismo, colonialismo e patriarcado) de matriz eurocêntrica e aposta em novas possibilidades políticas e epistemológicas surgidas a partir dos conhecimentos nascidos nas lutas sociais contra a opressão principalmente no Sul Global. 

Dentre os conceitos debatidos estão a linha abissal, sociologia das ausências, sociologias das emergências, ecologia de saberes, justiça cognitiva, metodologias colaborativas não extrativistas e diálogo e tradução intercultural. 

Durante o curso, estudantes e professores tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre a temática das epistemologias do Sul e por meio de relatos das lideranças foi possível conhecer mais sobre a realidade vivida por vários territórios que sofrem com o capitalismo, o racismo, colonialismo e o patriarcado. Os conflitos territoriais são agravados pela resistência contra as indústrias extrativistas, o desmatamento, o agronegócio, a mineração, a dificuldade de moradia e a fome. 

O curso do Programa de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública é fruto da parceria entre Fiocruz Ceará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Rede Nordeste de Saúde da Família (RENASF), Núcleo de Epistemologias, Ecologias e Promoção Emancipatória da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), Fiocruz Pernambuco e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Também conta com o apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC).

As aulas foram ministradas pelos professores Fernando Carneiro, Marcelo Firpo Porto, Marina Fasanello, Vanira Pessoa, Diogo Rocha, Juliano Palm, Vera Dantas, João Arriscado Nunes e Bruno Sena Martins, Eliete Paraguassú, João do Cumbe e Paulo Anacé.       

Além das aulas, houve duas atividades complementares. No dia 26, foi realizada a Noite do Bem-Viver com lançamento de livros e de um documentário. No dia 28, estudantes e professores visitaram o Quilombo do Cumbe, em Aracati (CE), onde foi possível verificar a situação da comunidade que resiste às ameaças que adentram o território, alvo de confrontos envolvendo uma usina eólica, empresas de carcinicultura e diversas questões ambientais. 

Assista a aula pública do curso realizada no dia 23 de janeiro.

Voltar ao topoVoltar