Início do conteúdo

Instituições mineiras promovem evento pela valorização e popularização da ciência


22/04/2021

Fonte: Fiocruz Minas

Compartilhar:

No dia 28 de abril, instituições de pesquisa e universidades de Minas Gerais promovem mais uma Marcha pela Ciência, iniciativa que tem por objetivo sensibilizar a população e as autoridades políticas para a importância da valorização das ciências no Brasil. Nesta edição, o tema será Arte, ciência e escola. Durante todo o dia, serão mais de dez atividades, em que se pretende mostrar como a arte pode contribuir com a divulgação científica.

Realizado integralmente em formato virtual, o evento contará com uma programação bastante diversificada. Entre as atividades, estão cinco oficinas voltadas para professores e estudantes. Nelas, os participantes vão descobrir que tirinhas e truques de mágica podem ser usados no ensino das ciências. Também vão saber como se faz um rap científico e como se cria um desenho para compor uma identidade visual de evento científico. Além disso, poderão participar de uma mostra sobre representações artísticas da ciência, feitas por alunos de ensino médio e fundamental que participam de um concurso (sobre o concurso clique aqui). As vagas para essas oficinas são limitadas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio deste link.

Além das atividades práticas desenvolvidas durante as oficinas, os participantes poderão refletir e discutir sobre o ensino das ciências e a divulgação científica em sete mesas, que serão ministradas por pesquisadores, educadores e profissionais de comunicação. O direito de jovens e adultos à educação, as ciências humanas nas escolas e o papel das feiras de ciências serão alguns dos temas em discussão.

A Marcha pela Ciência começa às 9h e vai até às 20h. Os participantes que necessitarem de certificado deverão se inscrever, gratuitamente, no site da Marcha, onde também está disponível a programação completa. Todo o evento foi planejado coletivamente, envolvendo diferentes instituições de ensino do estado, com a coordenação da vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Minas, Cristiana Brito.

Acesse o site e confira a programação.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Mais na web

Voltar ao topoVoltar